Quer reduzir o açúcar da sua alimentação? Comece a ler o rótulo dos produtos
A recomendação atual da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de que o consumo diário de açúcar não ultrapasse 50 gramas, mas segundo a mesma organização o ideal para a saúde seria limitar a 25 gramas (cerca de quatro colheres).
Essa conta inclui não apenas o açúcar que adicionamos no leite ou cafezinho, mas também aquele açúcar que vem nos produtos alimentícios como refrigerantes, ketchup, molhos, chocolate etc.
Por isso, uma estratégia importante para reduzir a ingestão de açúcar é ler o rótulo dos alimentos. É que o primeiro nome que aparece na lista de ingredientes na embalagem é o daquele que está presente em maior quantidade na composição do produto. Com essa prática, é possível começar a criar uma consciência sobre os tipos de produtos que levam mais ou menos açúcar e tentar equilibrar o seu consumo.
Para a endocrinologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Monica Moromizato, a alimentação equilibrada com menos açúcar é fundamental para evitar doenças e ter uma vida mais saudável.
De acordo com a especialista, a energia que nosso organismo precisa pode vir de alimentos como, por exemplo, frutas, de 3 a 4 por dia, e grãos integrais, como pão, arroz, massas integrais e quinoa, considerados carboidratos complexos e com absorção mais lenta pelo organismo. Nesta lista, cabe adicionar também a batata doce e tapioca.
Para quem precisa perder peso, ela alerta que abusar dos sucos naturais pode ser um erro. “Por ser rico em frutose, o suco natural tem alto índice de caloria, o que acaba tornando-o um inimigo da dieta. Neste caso, prefira sucos de frutas cítricas como limão, maracujá e caju, e os chás, desde que não sejam industrializados. Também que é possível substituir o açúcar refinado comum por adoçantes naturais como stevia e xilitol”, explica.
HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Fonte: Rhayssa Nascimento