• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Estudantes do IFSULDEMINAS compõem equipe técnica especializada em concurso internacional de café

Redação17 de outubro de 20186min0
01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
O Instituto selecionou 16 alunos para participarem da etapa de pré-seleção e fases nacional e internacional do Cup of Excellence 2018

Convidado pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) para apoiar a Cup of Excellence 2018, maior concurso de qualidade de cafés que acontece em território brasileiro, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) selecionou 16 estudantes para compor a equipe técnica especializada da competição. Participam quatro alunos do Campus Inconfidentes, quatro de Machado e oito de Muzambinho, todos cursando o ensino superior em Agronomia, Tecnologia em Cafeicultura ou Engenharia Agronômica e com conhecimentos em língua inglesa, uma vez que a fase final do concurso é internacional.

O Cup of Excellence é dividido nas etapas de pré-seleção, fase nacional e fase internacional. Nele, são avaliadas duas categorias de grãos, os preparados em: via úmida (Pulped Naturals), método que elimina a casca do café e separa o grão de acordo com o estágio de maturação, e via seca (Naturals), que não elimina a casca e usa o café natural.

A etapa de pré-seleção dos grãos via úmida ocorreu entre os dias 10 e 14 de setembro e a dos cafés via seca, entre 16 e 20 do mesmo mês. As amostras pré-selecionas serão avaliadas por um júri nacional, entre os dias 4 e 11 de outubro, e os melhores cafés avançam para a etapa de avaliação internacional, com um júri composto por degustadores de 17 países, e acontece entre 15 e 21 de outubro. Dessa análise, saem os vencedores. Este ano, as duas primeiras etapas da competição acontecem na cidade de Varginha e a terceira, em Guaxupé, ambas no Sul de Minas.

Ao todo, o evento conta com 24 estudantes no apoio técnico, dois terços são estudantes do IFSULDEMINAS, que irão trabalhar em todas as etapas. Guilherme Teodoro de Assis, aluno do primeiro período de Tecnologia em Cafeicultura do Campus Muzambinho, ajudou esta semana a pré-seleção dos cafés preparados em via seca (Naurals) e relata sua experiência. “A gente participa de praticamente todo o processo do concurso, desde a separação das amostras que serão torradas, medição da umidade e da densidade delas, moagem, pesagem do café em cada xícara, até a montagem das amostras nas mesas para os avaliadores degustarem e julgarem os grãos. Na fase de pré-seleção, foram feitas 4 rodadas de degustação por dia, com oito mesas”.

Segundo a direção do Cup of Excellence 2018, além de receberem certificado de participação no evento, os estudantes do IFSULDEMINAS terão oportunidade de vivenciarem o funcionamento de um concurso internacional. “Consideramos que é muito positiva a participação dos alunos como equipe de apoio, pois eles podem adquirir todo conhecimento da organização e execução de um concurso de qualidade de café, além da oportunidade de aprender sobre torra, prova e todas as etapas do processo. Na última etapa, eles terão oportunidade de estarem com os juízes internacionais que vêm de vários países diferentes e que são os maiores compradores de cafés especiais do mundo, uma oportunidade ímpar de aprimorar o inglês e a vontade em trabalhar com cafés especiais em um futuro próximo”, ressalta Vanusia Nogueira, diretora executiva da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Para o aluno Guilherme, passar uma semana imerso nos bastidores da competição é uma experiência única. “É muito interessante estar aqui; agrega-se conhecimento sobre como é o meio da degustação, como se faz a pontuação do café, como se preenche o relatório de avaliação de cada amostra. Quando chegar a etapa internacional será uma nova experiência, pois terei que atender as demandas dos 26 juízes que vêm do exterior e conversar com eles em inglês”, explica o estudante.

Cup of Excellence 2018
Na edição deste ano, ao todo, 936 amostras de café especial foram inscritas; 150 de cada categoria são selecionadas para a fase nacional e apenas 40, novamente de cada categoria, vão para a fase internacional, que será realizada em Guaxupé. A cooperativa Cooxupé e a empresa SMC Specialty Coffees são as instituições anfitriãs. A auditoria da competição fica a cargo da Agricert Brasil e a empresa FALCAFÉ será a responsável pelo envio dos lotes campeões aos compradores internacionais. A competição é desenvolvida em parceria por Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Alliance for Coffee Excellence (ACE) e conta com o apoio do IFSULDEMINAS.

Mais informações sobre o Concurso de cafés especiais podem ser conferidas neste link.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *