Banda Santa Cecília já ensaia com novos Instrumentos
A Banda Santa Cecília já ensaia com os novos instrumentos recebidos na atual administração municipal. São 19 instrumentos , sendo 8 violinos1 bateria, 4 trompetes, 4 saxofones e 2 sax tenor. As aulas práticas acontecem durante a semana na Casa da Cultura Dr. Licurgo Leite e aos sábados as aulas teóricas.
O músico Everaldo Silva é responsável pela iniciação musical das crianças que fazem parte da Banda. São 30 iniciantes e 10 músicos um total de 40 estudantes que vão estar juntos e mostrando seus talentos com os novos instrumentos na apresentação natalida municipal .
” Primeiro é preciso conhecer as teorias e aprender a ler as partituras, são as aulas teóricas, abertas aos interessados que já saibam ler. Depois passamos para os ensaios praticos com os instrumentos, são importantes momentos que fazem muita diferença na formação do individuo,” explica Everaldo.
Os instrumentos foram entregues pelo prefeito Sergio Arlindo Paolielo que também criou a Casa da Cultura em Muzambinho. “A iniciação musical na Educação Infantil estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento da sua linguagem,” enfatiza o prefeito.
Na foto vemos o saxofone tenor um instrumento de sopro, de palheta simples, da família das Madeiras. Apesar da construção do seu corpo ser de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa palheta, (fina lâmina de madeira, geralmente fabricada com bambu), daí enquadrar-se na família das Madeiras, da mesma forma que os Clarinetes.
Santa Cecília
Celebrada no dia 22 de novembro no dia do músico. A Santa Cecília é uma santa cristã, padroeira dos músicos e da música sacra, pois consta que ao morrer ela teria cantado a Deus. Não se tem muitas informações sobre a sua vida. É provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre sua existência. Mesmo sendo uma santa católica muitos músicos populares também fizeram referência a ela, como Paul Simon, David Byrne, Brian Eno e Dave Grohl.