29 juízes internacionais estão analisando a qualidade do café arábica brasileiro.
Foto: Fábio Carvalho.
O Cup of Excellence é considerado a “Copa do Mundo do Café”, por exportar e ser vitrine do que há de melhor na cafeicultura brasileira voltada para esse nicho de cafés especiais. A etapa internacional começou na segunda-feira (15) e segue até o dia 21 de agosto, tendo como anfitriã a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé e a SMC Specialty Coffees (empresa da Cooxupé que atua no segmento de cafés especiais).
O concurso conta com a presença de 29 juízes de dez países, que já começaram a provar amostras de café arábica classificadas durante a etapa nacional realizada em Varginha/MG.
Os avaliadores vão degustar, avaliar e atribuir uma nota para cada uma das 77 amostras de café das duas categorias que concorrem no concurso: 37 do tipo cereja descascado/despolpado (produzidos por via úmida) e 40 do natural (grãos colhidos e secos com casca). No dia 21 de outubro, os produtores dos cafés com melhores pontuações serão apresentados e premiados durante uma solenidade.
Participam desta edição produtores da variedade arábica da safra 2018 de diferentes regiões do Brasil. A BSCA recebeu, para o Cup of Excellence – Brazil 2018, cerca de mil amostras. Além de jornalistas brasileiros, profissionais da imprensa de diferentes países também vão acompanhar as atividades do principal concurso de qualidade para cafés especiais durante a semana.
Os cafés vencedores vão participar de leilões organizados pela ACE, com apoio da BSCA, garantindo valores diferenciados para as sacas.
Ascom Cooxupé – phideias