Previsão para o feriado prolongado de 15 de novembro
O ar abafado predomina no país. As praias do Nordeste serão as grandes privilegiadas com o sol forte durante o feriadão de 15 de novembro e que poderá prolongado em alguns municípios pelo feriado do dia 20 de novembro.
Há uma preocupação com o risco de novos deslizamentos no litoral de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro, onde choveu demais na semana passada e já ocorreram quedas de barreiras e enchentes.
Confira como fica o tempo durante o feriado prolongado de 15 de novembro em cada Região do Brasil
Região Sudeste
Durante o feriado prolongado de 15 de novembro, as condições para chuva voltam a aumentar sobre a Região Sudeste por causa da passagem de duas frentes frias. A primeira frente fria passa pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro entre a quinta e a sexta-feira, 16 de novembro. A segunda frente também atinge o litoral destes estados entre os dias 18 e 19 de novembro.
O Espírito Santo é o estado que menos vai sofrer com a chuva deste feriado prolongado.
No feriado do dia 15 de novembro, o tempo fica seco, com o sol forte e calor no Espírito Santo, na região do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha. Nas demais áreas do Sudeste, o feriado terá sol, calor, aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite, que podem ser fortes. Pode chover já pela manhã no oeste, sul e leste de São Paulo, inclusive na capital e no litoral paulista.
Sexta-feira e no fim de semana, o tempo fica muito instável no Sudeste. Grandes áreas de instabilidade se intensificam sobre o Sudeste provocando muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes principalmente em São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no centro-oeste e no sul de Minas Gerais.
No Espírito Santo, nas regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, as pancadas de chuva começam a partir da tarde do sábado, 16.
No litoral do Estado de São Paulo, na Grande São Paulo, no Grande Rio e no litoral sul do estado do Rio de Janeiro (região de Angra dos Reis e Paraty), a sexta-feira vai ser com predomínio de céu nublado e chuva a temperatura cai e fica amena. No estado do Rio, o tempo chuvoso predomina também no sábado.
Na região de Belo Horizonte, o sábado e o domingo 18 de novembro, será com risco de chuva forte e volumosa. Em Vitória tem risco de chuva de forte no sábado e no domingo.
Região Sul
O feriado prolongado de 15 de novembro começa com muito sol no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Mas na quinta-feira, 15, tem previsão de pancadas de chuva no litoral catarinense e no Vale do Itajaí. O tempo seco predomina nos dois estados na sexta-feira. No sábado e no domingo, por causa da passagem de uma frente fria, áreas de instabilidade se espalham sobre estes estados e chove forte em quase todas as regiões. No sábado, 17, o sol predomina no litoral catarinense e no Vale do Itajaí.
No Paraná, o feriado do dia 15 e também a sexta-feira, 18, será períodos de sol, ar abafado e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Há risco de chuva forte. O sol e o calor predominam no sábado, 17, mas chove no oeste e sul do Paraná. No domingo, o tempo fica instável no estado, com risco de temporais.
Nos dias 19 e 20 de novembro, na emenda com feriado do dia 20, o Sul do Brasil terá períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode chover forte.
Região Centro-Oeste
O feriado prolongado de 15 de Novembro será marcado por tempo abafado e muitas pancadas de chuva na Região Centro-Oeste. A situação é de alerta porque há risco de temporais.
Dia do feriado dia 15 o Centro-Oeste terá períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite pode chover forte em todos os estados e no Distrito Federal.
Durante a sexta-feira, as áreas de instabilidade vão ficar mais ativas. Toda a Região terá muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover forte em todo Centro-Oeste e também no Distrito Federal.
Sábado terá maiores períodos com sol e temperaturas mais elevadas. as pancadas de chuvas devem acontecer principalmente à tarde à noite, mas pode chover forte. No domingo às áreas de instabilidade se intensificam sobre Goiás, no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. Chove várias vezes nessas áreas e há risco de temporais.
Na extensão do feriado prolongado, nos dias 19 e 20 de novembro, o Centro-Oeste terá períodos com sol, ar abafado e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade.
Região Nordeste
Durante o feriado prolongado de 15 de novembro, o ar fica mais seco sobre a Região Nordeste, o que vai diminuir as condições para chuva na Região.
Os estados do Nordeste terão bastante sol nos próximos dias o calor é intenso. Nolitoral, o sol vai predominar e há pouca chance de chuva. No litoral do Maranhão, há uma possibilidade de pancadas de chuva na quinta-feira, no feriado do dia 15 de novembro. Na região de Natal, João Pessoa e de Recife pode chover rapidamente no sábado, 17 de novembro. O litoral da Bahia poderá ter pancadas de chuva durante todo o feriado prolongado, mesmo assim o sol aparece todos os dias e não há previsão de chuva forte.
O interior do Maranhão pode ter pancadas de chuva na tarde e noite nos dias 15 e 16, mas não deve chover no restante do feriado prolongado.
No centro-oeste do Sul da Bahia ocorrem pancadas de chuva até o sábado, mas o domingo será ensolarado.
O sol e o tempo seco predominam no Nordeste nos dias 19 e 20 de novembro.
Região Norte
O feriado prolongado no Norte do Brasil será com períodos de sol e várias pancadas de chuva com raios em praticamente toda a Região. Há risco de fortes pancadas de chuva principalmente sobre o Amazonas, no Acre, em Rondônia e também sobre o Tocantins. A menor chance de chuva é para o Amapá, no norte do Pará e também sobre o estado de Roraima.
No Amapá, as pancadas de chuva só devem começar a partir da tarde do sábado.
No domingo, 18 de novembro, o ar fica mais seco sobre o Pará, no Tocantins e em Roraima. Nesses estados, o domingo deve ser com bastante sol e há expectativa de chuva.
Na extensão do feriado, nos dias 19 e 20 de novembro, a maioria das áreas do Norte terá pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite mas com períodos de sol. a chance de chover continua baixa no Amapá, no Pará, e também no Tocantins e em Roraima.
Ascom Clima Tempo – Amanda Sampaio