UNIFAL-MG oferece mais de mil vagas no Sisu 2019
Quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e obteve nota superior a zero na redação pode concorrer a uma vaga em 2019 nos cursos de graduação da UNIFAL-MG, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o Ministério da Educação, o processo seletivo Sisu, nesta primeira edição de 2019, vai ofertar 235.476 vagas, em 129 instituições de todo o país. Para o primeiro semestre, a UNIFAL-MG oferta 1.057 vagas em 26 cursos presenciais de graduação, sendo 528 vagas para ampla concorrência e 529 vagas reservadas. Acesse o termo de adesão para saber a distribuição de vagas por curso.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do sistema, de terça-feira, 22/01, até as 23h59 (horário de Brasília) de sexta-feira, 25/01.
Atenção: ao se inscrever no processo seletivo e for selecionado em uma de suas opções na chamada regular do Sisu ou que se inscrever na Lista de Espera do Sisu, o candidato deve se inscrever também na Lista de Espera da UNIFAL-MG.
Mudanças nas regras do Sisu
A partir dessa edição do Sisu, o candidato selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da Lista de Espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. Dessa forma, se o candidato for selecionado na chamada regular para uma vaga em instituição de educação superior participante, mesmo que seja sua segunda opção, e ainda que não se matricule, não poderá participar da Lista de Espera.
De acordo com o Edital 03/2019, divulgado pela Diretoria de Processos Seletivos (DIPS) da UNIFAL-MG, assim como já vem ocorrendo desde 2018, os candidatos autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverão se apresentar a uma comissão comissão que verificará se eles têm características fenotípicas (cabelo, nariz, lábios e cor da pele) que os identifiquem como pertencentes ao grupo étnico-racial negro. Da mesma forma, os autodeclarados indígenas deverão apresentar documentos comprobatórios de pertencimento a povo indígena e os candidatos que se inscreverem em cotas para pessoa com deficiência passarão por banca de verificação e validação.
Uma novidade é em relação às vagas excedentes. A Universidade poderá convocar candidatos excedentes, inscritos nas vagas reservadas para autodeclarados negros (pretos e pardos) para entrevista com a comissão. Neste caso, é obrigatória a presença do candidato, sob pena de sua exclusão da lista de classificados naquela modalidade de cotas.
Cursos oferecidos pela UNIFAL-MG
primeiro semestre de 2019, a UNIFAL-MG oferece os seguintes cursos de graduação:
Alfenas:
- Biomedicina
- Biotecnologia
- Ciências Biológicas (Bacharelado)
- Ciência da Computação
- Ciências Sociais (Bacharelado)
- Ciências Sociais (Licenciatura)
- Enfermagem
- Farmácia
- Física
- Fisioterapia
- Geografia (Bacharelado)
- Geografia (Licenciatura)
- História
- Letras
- Matemática
- Medicina
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia
Poços de Caldas:
- Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Integral)
- Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Noturno)
Varginha:
- Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (Integral)
- Administração Pública
- Ciências Atuariais
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
O cronograma e outros procedimentos que devem ser observados pelos candidatos no Sisu 2019/1 estão disponíveis no Edital nº 03/2019, divulgado pela Diretoria de Processos Seletivos (DIPS) da UNIFAL-MG na página: https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/
Mais informações: [email protected] ou pelos telefones (35) 3701-9290/9291
Comunicação Social – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG