amaria Design e Cooperação
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25/01, o lançamento da obra, o secretário de Cultura de Muzambinho deu as boas vindas em seguida a secretária de educação Simone Martins enfatizou a importância do município receber na casa da Cultura o lançamento de um livro que resgata a arte do bordado e os alinhavos da costura.
O trabalho de Mayumi Ito e do grupo Amaria é um exemplo notável de boa e inspirada gestão. Mayumi, uma profissional reconhecida internacionalmente e promotora de um diálogo entre artistas e designers do Brasil e do Japão trouxe, há 16 anos, esse olhar para Muzambinho, município da baixa Mogiana mineira, sul do estado.
Reconhecendo o valor do artesanato local, desenvolveu junto com a comunidade um trabalho inovador e de expressão mundial.
O projeto AMARIA teve seu início com a designer Mayumi Ito e um grupo de artesãs de Muzambinho trabalhando e co-criando. Resgatando técnicas antigas e aprendendo novas, esse grupo – ao redor de 20 mulheres -, produz duas coleções por ano que são vendidas, principalmente, no sudeste do país.
“ Em Muzambinho, no passado, havia produção de algodão, artesãos que cardavam, fiavam, tingiam, teciam e costuravam a mão suas roupas, mantas, cortinas e todos os itens da casa. Foi emocionante quando soube desta história, o que motivou minha mudança para esta cidade.
Quando me mudei para lá não havia mais esta cadeia produtiva completa, somente algumas pequenas produções em tear.
Mas eu me perguntava: se houve uma história, por que não rever esta história?”.
Mayumi Ito