Classificação e Degustação de Café é oportunidade de aperfeiçoamento em Muzambinho
O curso de Classificação e Degustação de Café, modulo II, do Senar Minas realizado na Fazenda Harmonia , tiveram parceria do Sindicato dos Produtores Rurais e do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Muzambinho foram oferecidos instruções para produtores durante uma semana. Entre os dias 18 a 22 de fevereiro as atividades praticas e teorias do curso de Degustação de Cafés Especiais. Serão ministradas pelo Senar e tem como instrutor, Gilmar Reis Cabral, integrante do grupo dos 11 árbitros internacionais da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Com a capacitação, os cafeicultores que já fizeram o primeiro módulo vão conseguir agregar valor ao produto e levar mais conhecimentos aos participantes, como explica Marcos Bruno dos Santos, engenheiro agrônomo da prefeitura e facilitador do Senar em Muzambinho: “ O curso oferecido pelo Senar, busca sempre o aprimoramento de seus colaboradores e associados e o curso é uma forma de trazer para dentro das propriedades rurais o conhecimento sobre o produto café, que é a base da sustentabilidade para o produtor.”
Ainda segundo Andreia Silva, diretora de Agricultura , o objetivo é levar para os cafeicultores o conhecimento necessário para que no momento da comercialização de seu produto eles consigam saber qual o padrão de qualidade e, assim, poderem negociar um preço que valorize ainda mais seu produto.
Para o cafeicultor Roberto Fernandes, do bairro da Cachoeira do Cambui, o curso é uma excelente oportunidade de aprendizado. “Para nós é muito interessante o aperfeiçoamento dos degustadores. Foi uma oportunidade também para que os próprios produtores possam enxergar o potencial de qualidade que podem alcançar em meus cafés, visando a participação em concursos e o acesso à melhores mercados”, enfatizou. Ele espera outras oportunidades como essa para avançar nessa área de conhecimento.
Durante a semana de atividades, temas como colheita do café, cuidados na pós-colheita de café, informações sobre o mercado cafeeiro, Classificação do Café (identificação dos defeitos e tipos de café: Conilon ou Arábica), Torra e Moagem foram tratados. No curso os participantes também aprendem como fazer as análises da Fragrância do café (do pó seco e seus perfumes), e do Aroma (em duas etapas, com e sem crosta).
A Degustação é o último passo e deve ser feita de quente a frio. Para que os aprendizes sejam aprovados, eles passam pela Calibração dos paladares para aperfeiçoar o que aprenderam e a Triangulação, que apura o aperfeiçoamento.
De acordo com o instrutor, ao passar por todos estes procedimentos os participantes estão aptos para uma nova função: a de provador. Com ela, vem mais perspectivas e cobranças, já que um profissional deste acaba dando nova visão e informações mais refinadas sobre a atividade. O próximo curso, será o módulo I do curso de degustação.
Nesta semana também estão ocorrendo dois outros cursos e Muzambinho, no Bairro da Barra Bonita o curso de Manejo Integrado de Pragas e Doenças – MIP&D e na sede do sindicato rural no período noturno o curso de Torra de Café
Os interessados em participarem dos próximos curso de degustação devem procurar o departamento de agricultura da prefeitura ou o sindicato dos produtores rurais de segunda a sexta-feira no horário das 8:00 as 17:00.