• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Cafeterias e cafeicultores do Sul de Minas fazem rodadas de negócios em São Paulo

Redação25 de fevereiro de 20194min0
A localização das lavouras de café determina o perfil sensorial de um lote de café o que ajuda a definir sabores e aromas da bebida, assim Suzana Santos abriu a primeira reunião dos cafeicultores do sul de Minas que foram a capital paulista apresentar os grãos especiais das fazendas de sete municípios mineiros.

A primeira visita foi realizada na Onnie Café, e a barista da cafeteria Mara Araujo contou um pouco da importância da bebida que começa a ser comparada com o vinho enquanto o primeiro tem mais de séculos, o café, que tem pouco mais de 1.100 anos desde que passou a ter sua bebida preparada.

Para Marcos Pimenta, cafeicultor de Jacuí, as condições climáticas onde esta localizado um pé de café influencia diretamente na qualidade e nas nuances que os grãos vão apresentar, isso aliado a uma pós colheita e uma torra eficiente realçam os sabores que os baristas valorizam, enfatizou.

Os cafeicultores conheceram o cardápio e as variações que um barista experiente oferece aos clientes que apreciam cafés especiais. Para o apicultor Cezio Oliveira as possibilidades de drinks que são oferecidos me encantou, percebi o quanto o mel que produzimos seduz os barista e valoriza as bebidas que eles preparam. Os clientes ficaram encantados com o sabor do mel que levamos, foi uma experiência incrível, é plantar e esperar para colher, resumiu o apicultor de Guaxupé que integrou o grupo .

Para a jornalista Valeria Vilela, que desde de outubro de 2018 vem realizando atividades de busca de novos consumidores para os cafés especias da região “ foi uma oportunidade incrível de troca de experiências, as harmonizações que os baristas fizeram com as variedades de cafés especiais que os cafeicultores apresentaram foi um momento de enriquecimento para ambas as partes. A experiência gastronômica que estamos oferecendo tem criando oportunidades de vendas diretas entre as cafeterias e os cafeicultores, “ enfatiza a jornalista que há dez anos cobre o mercado cafeicultor no Brasil e no exterior.

Para os donos de torrefação, Fábio Silva, Odenilza Silva, Aiton Silva e Silvana Silva a viagem foi um importante agregador de perspectivas, percebemos que há um novo consumidor de café, que vai muito além da xicara. Tivemos a certeza que caminhamos no rumo certo, os novos tomadores de café apostam em qualidade e sabores diferente, enfatizou o cafeicultor Fabio. Já Silvana desenvolveu um chocolate belga em grãos “ desenvolver um produto gastronômico exige além de conhecimento sensibilidade , esse contato direto com o cliente nas cafeterias enriquece nossa experiência e proporciona um diálogo direto com quem aprecia cafés,” ressaltou a empresaria.

Já para Raquel Muniz, da Sanches Café, que levou grãos de cafés vulcânicos, serviu uma bebida que poucas cafeterias na capital paulista oferecem aos clientes,” temos como objetivo busca agradar e surpreender diferentes paladares, atendendo um mercado crescente no Brasil e em todo o mundo: o de cafés finos e de alto padrão,explica
Raquel que mora em Cabo Verde.
Para José Vinicio da Silva, de Monte Santo, que deixou a cidade e retornou ao campo, o café é terapêutico, como técnico agrícola, meu amor ao café vai além da lavoura e da xicara. Na viagem a São Paulo destacou aos clientes que participaram da degustação dos cafés das montanhas mineiras que os aspectos naturais da região e da vasta experiência na produção, as fazendas que originam os cafés especiais tem aliando tecnologia com práticas de responsabilidade ambiental e social.

As próximas ações já estão agendadas, os interessados devem entrar em contato pelo telefone 11 953576946.

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *