Coral “Em Cena” abre inscrições para seleção de novos integrantes
O Coral Cênico da UNIFAL-MG está com inscrições abertas para seleção de novos cantores. Podem participar alunos, servidores, terceirizados e comunidade externa de Alfenas, sendo que as vagas serão preenchidas de acordo com a classificação vocal. Os interessados devem se inscrever, gratuitamente, por meio do CAEX de 18/03 a 15/04. As audições acontecem em abril e os candidatos serão informados via e-mail.
Além de divulgar à população alfenense e comunidade acadêmica uma nova linguagem de canto coral, o projeto de extensão, que não possui mensalidade, também desenvolve junto aos participantes aulas de teoria musical, canto e técnicas cênicas específicas para cantores de corais.
Os candidatos serão chamados para o teste de classificação vocal de acordo com a ordem de inscrição e caso o número de cantores por naipe seja finalizado, os demais classificados ficarão na lista de espera.
Vale lembrar que não é necessário possuir experiência em coral, nem tocar instrumentos musicais para participar. O único requisito é idade mínima 17 anos.
Sobre o Coral “Em Cena”
O projeto é uma iniciativa do maestro Cláudio Scassiotti, servidor que atua na Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), mas que também possui mais de 20 anos de experiência de coro cênico. “O projeto na universidade tem como base o ‘Coral Nó na Goela’, fundado em 1994 em Poços de Caldas por mim. Com o meu ingresso no quadro efetivo da UNIFAL-MG, o coral acabou ficando inativo e encerrou suas atividades. Então, no ano passado eu iniciei o mesmo tipo de trabalho no meio universitário, público-chave do canto coral cênico”, disse o maestro. A ideia, segundo ele, é ampliar as técnicas específicas de canto coral, artes cênicas, artes plásticas e dança e, assim, ir para o segundo ano do Coral em Cena, o primeiro Coral Cênico da nossa Universidade.
O modelo de coro cênico mostra uma nova maneira de apresentar a música aos diversos públicos ao reunir estilos clássicos e populares de forma leve e criativa. Assim, o coral cênico trabalha a valorização da Música Popular Brasileira com canções elaboradas e repletas de harmonia e diversidade temática. “Em 2019 pretendemos aumentar o corpo de coralistas e formar um público que aprecie o canto coral, desmistificando que essa modalidade musical seja apenas ‘coisa de igreja’. Nosso objetivo é apresentar no final do ano um espetáculo com um enredo único: ‘Sou do Mundo, sou Minas Gerais'”, contou Claúdio.
Divulgação: Diretoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG