Pausa para Sustentabilidade discute ações voltadas para Prevenção de Acidentes Ambientais
Como membro representante do Comitê De bacias Hidrográficas Mogi/Pardo, atua ativamente nas ações de mitigação e preservação dos recursos hídricos na região.
No episódio são discutidas as questões ecológicas, sociais e econômicas que estão intimamente relacionadas a implantação de barragens de rejeitos de mineração nos Municípios brasileiros, com ênfase no Estado de Minas Gerais.
Brumadinho contabiliza até o momento 203 mortes, onde 105 pessoas ainda continuam desaparecidas, além de restrição de consumo de água e aos domicílios dos proprietários envolvidos nesta tragédia.
As questões ambientais são importantes para a pauta sustentável pois envolvem a reflexão sobre a vida aquática dos recursos hídricos atingidos pela lama, o solo degradado e a saúde da população que vive no entorno dos municípios mineiros atingidos.
O objetivo do encontro foi no intuito de esclarecer a necessidade de intervenções constantes no monitoramento de barragens, principalmente na metodologia a montante, e estabelecer métodos de segurança para garantir a preservação da vida das pessoas em caso de rompimentos.
São descritas ações voltadas para a educação ambiental e sobre o papel da sociedade em relação a manutenção da qualidade de vida na terra e seus valores filosóficos sobre a harmonia entre o consumo racional, o desenvolvimento sustentável e o meio ambiente equilibrado.