Dicas para o consumo saudável de chocolate
Na Páscoa, o consumo de chocolate aumenta. Disponível em diversos formatos de ovos e bombons, em diferentes apresentações para seduzir os consumidores — branco, ao leite, amargo, com mais cacau —, o chocolate, final, faz bem ou mal para a saúde? Como consumir de forma saudável para manter a saúde (e o peso) nesta época com tantas tentações?
A nutricionista Waléria Ainett, do Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ajuda a entender mais sobre o assunto: “O chocolate contém flavonoides, substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento e contribuem para a redução das doenças cardiovasculares. Essa substância é encontrada em maior quantidade naqueles com teor de 70% ou mais de cacau. Outro benefício do cacau é o potencial probiótico, que aumenta as bifidobactérias e lactobacilos, que diminuem as doenças intestinais”.
Além disso, o chocolate contém serotonina, hormônio que atua no bem estar, levando sensação de prazer e relaxamento. “Mas o consumo por dia deve ser de no máximo 30g de chocolate para que os malefícios não ultrapassem os benefícios”, alerta a especialista. “Gostaria de deixar claro que o chocolate pode ser um grande aliado da saúde tanto física quanto mental, desde que não seja consumido de maneira exagerada”, acrescenta.
Pessoas que estão em processo de emagrecimento também podem consumir o chocolate, desde que seja a versão amarga, que contém teobromina, substância com ação semelhante a cafeína, que auxilia no emagrecimento já que atua no aceleramento do organismo. É sempre importante consultar um profissional nutricionista para que possa haver o consumo consciente e adequado de chocolate respeitando a individualidade de cada pessoa e organismo.
Abaixo, algumas dicas para consumir chocolate de forma consciente e saudável:
— Dê preferência para chocolate preto meio amargo e amargo, pois estes apresentam maior quantidade de massa de cacau e portanto, mais benefícios;
— Evite o consumo de chocolate branco, que é rico em manteiga de cacau e baixa quantidade de massa de cacau, desta forma apresentando maior teor de gordura;
— Não consuma chocolate em exagero. Isto pode acarretar diversos malefícios, entre eles, o aumento da oleosidade da pele, azia, e ganho de peso;
— O chocolate apresenta uma boa combinação com frutas e oleaginosas como castanhas, pois estas apresentam gorduras saudáveis que trazem benefícios a saúde;
— Evite as opções com recheios de cremes e massas, que tendem a aumentar muito o ganho calórico;
— Procure um nutricionista para adequar a quantidade ideal de chocolate para você.
Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Tem sob sua responsabilidade mais de 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS.
Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor e permite que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.
A atuação da Pró-Saúde, entidade sem fins lucrativos, se alinha aos esforços da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde. Como organização alicerçada na ética cristã e na vasta experiência católica de trabalho social, voltada aos mais diversos públicos, nas mais distintas realidades, a Pró-Saúde prima pela valorização da vida e pela defesa das condições essenciais para o desenvolvimento das pessoas.
Comunicação Pró Saúde