Semana da Enfermagem abordou Manejo Crítico em Situações de Catástrofes…
A Semana da Enfermagem do Instituto Federal, que aconteceu entre os dias 13 e 16 deste mês, abordou o tema: Manejo Critico em Situações de Catástrofes. A intenção desta temática é colocar em pauta o trabalho dos profissionais da saúde em acontecimentos como o da cidade de Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano.
A Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem, Milene Dias Ferreira Magri, juntamente com a comissão organizadora, convidou profissionais com entendimento na temática abordada, sendo que na segunda, dia 13, a Geógrafa e Professora da PUC de Poços de Caldas, Maria Thereza Mariano, abordou o tema: Acidentes ambientais e suas consequências para saúde humana.
Em seguida, houve o painel: Manejo Crítico em caso de Catástrofe, o qual teve a presença do Professor e Dr. em Agricultura Claudiomir da Silva dos Santos, o Professor e Biólogo Ronei Aparecido Barbosa, a Geógrafa Maria Thereza Mariano e o mediador do painel, o Professor Fabrício dos Santos Ritá.
Na terça, dia 14, houve a palestra com o Médico do Trabalho, Dr. Fernando Augusto Jerônimo Jorge, o qual falou sobre o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional na Gestão de Saúde Corporativa em era do E-Social.
Também na terça aconteceu o Painel: Segurança e saúde do trabalhador frente a situações de catástrofes, cujos convidados foram o Professor Geraldo G. Júnior, Professor Kleber M. Martins e a Enfermeira do Trabalho Lígia G. R. Laudade.
O Sargento Lemos, do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, foi o convidado para encerramento da Semana da Enfermagem, na quinta-feira, com o Minicurso: Resgate de múltiplas vítimas de soterramento, incêndio e inundação.
A Coordenadora Milene falou a respeito da semana da enfermagem e das temáticas abordadas: “O evento visa a interação dos alunos com profissionais atuantes no mundo trabalho, favorecendo uma melhor capacitação. O tema escolhido é de bastante relevância no cenário atual, e os convidados são excelentes profissionais que trouxeram muito conhecimento a todos”, salientou.
Segundo a aluna do 3° módulo, Nayara Vasconcelos, a semana da enfermagem foi de grande valia. “Os temas do primeiro e o painel do segundo dia colocam em evidência situações a que profissionais da saúde têm de estar antenados sobre o que fazer e como fazer. Estou terminando o curso e não sabemos quando vai acontecer, mas temos que buscar a qualificação para executar da melhor maneira possível e o IF está nos proporcionando este conhecimento”, afirmou Nayara.
Texto: Sérgio Torres (adaptado)
Fotos: ASCOM – Campus Muzambinho / Sérgio Torres