Campanha de Vacinação Contra Gripe nas Empresas
A equipe de vacinação do ESF Patrimônio esta realizando a campanha de vacinação nas empresas da área rural de Muzambinho. Além de visitar as fazendas também estão realizando a vacinação nos trabalhadores de outros setores que ficam localizados na área rural do município. “ Já atingimos 80% de cobertura este ano, isto antes de finalizarmos a campanha, ” explica Ricardo Bonelli, secretário de Saúde de Muzambinho.
“ É importante que as empresas e fazendas também venham aderir a vacina da gripe, pois é uma forma de
protege o corpo contra os principais vírus, pois desperta a resposta do sistema imunológico do organismo, produzindo anticorpos contra o vírus.
A eficácia do medicamento chega a 80% para evitar o contágio e 98% na diminuição dos sintomas, “explica Vanessa Bueno, enfermeira chefe do ESF do bairro Patrimônio.
A época ideal de vacinação contra a gripe é antes da chegada do inverno, já que a quantidade máxima de anticorpos é atingida de 1 a 2 meses após a vacinação.
Para o secretário de saúde, Ricardo Bonelli, “ a importância da Campanha de Vacinação Contra Gripe nas Empresa é para que se atinja uma maior cobertura e contra o
vírus da gripe, que é um agente de fácil disseminação em ambientes fechados e considerando que a maior parte do tempo que uma pessoa passa do seu dia é na empresa que trabalha, no ambiente laboral.
Assim, a Vacinação Contra Gripe nas Empresas reduz o número de ocorrências da doença, evitando a transmissão entre colaboradores, reduzindo o absenteísmo em até 10%.
Para o técnico em segurança do trabalho, Paulo Renato, da empresa Britamil, que recebeu a vacinação na empresa “um funcionário gripado pode ter sua capacidade de reação reduzida em até 40%, estando ele dessa forma mais sujeito a acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho.”
“ Aqui conseguimos numa única manhã realizar a imunização em mais de 50 profissionais, mais os prestadores de serviços que quiseram também puderam receber a vacina e a atualizar o cartão de vacinação, “ explica José Maria, engenheiro civil da Britamil.
A campanha termina no próximo dia 31 de maio . Os grupos contemplados nas empresas conforme o protocolo do ministério da saúde foram atingidos e os demais foram vacinados conforme prescrição médica indicada.