I Fórum Técnico Café e Clima é promovido pela Cooxupé
A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé – Cooxupé, realiza no dia 20 de agosto, a partir das 8h, no auditório da própria entidade, o I Fórum Técnico Café e Clima, dirigido para profissionais em agronomia, técnicos agrícolas e pesquisadores da área.
O evento, inédito na região, vai ao encontro dos valores que definem as linhas mestras de atuação da Cooxupé junto a seus cooperados: confiança, trabalho e cooperação.
Estes valores serão traduzidos de forma prática e atual pelos palestrantes do evento que abordarão a interferência das variações climáticas nas safras de café em 2019 e 2020.
Por isso, o I Fórum Técnico Café e Clima será dedicado à promoção da transparência das informações ambientais e climatológicas, na troca de experiências vividas em campo e, principalmente, no compartilhar de conhecimentos tão relevantes para toda a cadeia de produção e pesquisa ligada à cafeicultura.
No dia do evento, clicando aqui no link TRANSMISSÃO AO VIVO, os cooperados poderão acompanhar as atividades do I Fórum Técnico Café e Clima, em tempo real.
Informação, conhecimento e experiência relevantes à cafeicultura serão apresentadas e debatidas no evento. — Foto: Crédito: Taila Soares
PROGRAMAÇÃO DO I FÓRUM TÉCNICO CAFÉ E CLIMA
- 08h – Recepção e Abertura
- 09h – Apresentação: “Relação entre as condições meteorológicas e a safra 2019” com Eder Ribeiro dos Santos (Cooxupé)
- 10h – Palestra: “Considerações sobre o comportamento do clima para a safra 2020” com o Dr. Francisco Assis Diniz (Climatologista do Instituto Nacional de Meteorologia-Inmet)
- 11h30 – Almoço
- 13h – Palestra: “Resposta do cafeeiro frente às incertezas climáticas – análise de cenários” com o Dr. José Donizete Alves (UFLA)
- 14h30 – Palestra: “Agricultura, Agricultores e Proteção Ambiental”com o Dr. Evaristo Eduardo de Miranda (EMBRAPA)
- 16h – Debate Técnico
- 18h – Encerramento
Os assuntos tratados no I Fórum Técnico Café e Clima também servirão de embasamento para o trabalho da imprensa que a cada ano procura entender cada vez mais de que forma as variações climáticas têm interferido no metabolismo das plantas e quais as consequências na produção cafeeira.
“Com este evento pretendemos trazer esclarecimentos para toda cadeia do café como o clima afetou a safra de 2019 e quais as expectativas e consequências para a produção do próximo ano”, afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
“É de fundamental importância que a cafeicultura brasileira e o mercado de café tenham conhecimento sobre os impactos das variações climáticas. Na área de ação da cooperativa estamos acompanhando mudanças significativas do clima desde o mês de dezembro, ocasionando, por exemplo, floradas irregulares e quebra na colheita”, completa o vice-presidente Osvaldo Bachião Filho.
O Fórum terá a participação de palestrantes que são referência em suas áreas de atuação.
“Importante sabermos como os cafezais deverão responder às variações climáticas. Assim, temos possibilidades de discutir estratégias e alternativas em relação à produtividade do café”, observa o presidente Carlos Augusto.
Fonte: Cooxupé