Investindo em setores inusitados, cresce o número de mulheres empreendedoras em Minas Gerais
O Dia do Empreendedorismo Feminino é comemorado no dia 19 de novembro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de incentivar as mulheres que querem empreender. Segundo o Sebrae, mais da metade dos novos empreendimentos abertos no Brasil nos últimos anos foram fundados por mulheres. Uma das regiões que tem conquistado cada vez mais espaço quando o assunto é empreendedorismo feminino é Minas Gerais. De acordo com um estudo feito pela entidade, as mineiras representam 46, 8% dos Microempreendedores Individuais do estado e já somam mais de 344, 5 mil empreendedoras. Elas representam a maioria (51%) dos empreendedores mineiros à frente de negócios com até 3, 5 anos e estão mais concentradas nos setores de serviço e comércio.
Mas engana-se quem pensa que elas só estão investindo em setores como beleza ou alimentação, agora elas querem inovar e estão buscando áreas que até então eram mais exploradas pelos homens. A empresária Thaís Mundim, de 26 anos, se formou em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas em 2015, em Uberlândia, e não estava muito satisfeita com a área. Em busca de uma nova vida, decidiu voltar para sua cidade natal, Patos de Minas, onde também morava seu namorado. Na época, ele fundou uma distribuidora de Chopp Ashby, e por conta do conhecimento que ela tinha na área, decidiu cuidar do marketing do negócio com apenas 22 anos.
“Apesar de só cuidar do marketing, eu sempre prestava atenção em tudo, como era o trabalho, como funcionavam os equipamentos, (chopeiras, barris, cilindros, válvulas, etc) a rotina, enfim, fui tomando gosto pela área da distribuição e mais ainda por cerveja”, explica Thaís. Ela gostou tanto que desde o início de 2018, assumiu o comando do negócio, enquanto o marido abriu outra empresa. “Por conta da minha idade e por eu ser mulher, muitas pessoas acabam desdenhando da minha capacidade e pensam que eu não entendo nada sobre o assunto, mas essa impressão logo acaba quando percebem que eu tenho conhecimento no assunto e experiência”, afirma a empresária.
A expectativa é alta nessa época do ano, já que no verão e nas férias cresce o número de pedidos. Como a Ashby é uma marca de cervejas especiais e os brasileiros agora buscam qualidade ao invés de quantidade, isso costuma ser um diferencial para conseguir vender mais e se destacar entre as marcas tradicionais do mercado.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, Doutor em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida, começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
O diferencial da empresa se deu logo no início, quando Scott decidiu montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.
por noticiaexpressa.com.br