Mais de mil candidatos concorrem a vagas para o Campus Muzambinho
A aplicação das provas aconteceu no período da manhã, e os candidatos concorreram a 440 vagas ofertadas nas modalidades Técnico Integrado ao Ensino Médio e Técnico Subsequente.
Esta é a primeira edição em que participaram apenas vestibulandos de cargos técnicos, já que o IFSULDEMINAS aderiu ao ENEM como uma das formas de ingresso ao ensino superior, modalidade em que o campus oferta outras 490 vagas, incluindo a modalidade EAD.
Ainda assim, o número de presentes superou as expectativas dos organizadores. Segundo o servidor Carlos Esaú dos Santos, Coordenador da COPESE – Comissão Permanente de Seleção – “A baixa abstenção de vestibulandos indica que existe demanda por ensino de qualidade, e os candidatos identificam isso no Campus Muzambinho”.
Os primeiros candidatos começaram a chegar por volta das 7h e contaram com o auxílio de agentes para orientá-los no deslocamento dentro da unidade. Apesar do trânsito intenso no local, nenhuma ocorrência foi registrada.
Para auxiliar nas atividades, o Campus contou com a participação de 116 pessoas entre servidores, acadêmicos e colaboradores externos. Esses agentes atuaram em várias frentes, como organização, infraestrutura, aplicação de provas, assistência médica, atendimento especializado, entre outros.
O Coordenador Carlos Esaú destacou que todo o processo ocorreu com tranquilidade e dentro do planejado. “A equipe de apoio estava preparada e a postos, então tudo ocorreu dentro da normalidade. Os resultados foram satisfatórios e mostram o trabalho sério que o instituto presta à comunidade”.
O campus Muzambinho oferta 873 vagas divididas entre 15 cursos, sendo o Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio o mais buscado desta modalidade, seguido pelo curso Superior em Agronomia e o Curso Técnico Subsequente em Enfermagem.
Atendimento especializado e assistência Médica
Apenas um candidato apresentou mal-estar, sendo prontamente atendido pela equipe especializada disponibilizada, que contava com enfermeiro, uma técnica em enfermagem, além de veículo oficial para eventuais deslocamentos.
Também foram realizados três (3) atendimentos especializados, o que demandou atuação dos setores NAPNE (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais); Atendimento Psicológico e Setor de Orientação. Carlos Esaú reforçou que essas são ações fundamentais, pois atendem às questões de inclusão social e acesso aos ensinos técnico e superior.
Expectativa dos candidatos
A vestibulanda Júlia Magalhães Lopes mostrou-se otimista com a possibilidade de estudar no Campus Muzambinho. “Parece uma ótima escolha, pois poderei cursar o curso Técnico em Agropecuária e complementar meus conhecimentos para ingressar no curso de Medicina Veterinária, tudo no mesmo campus”.
Já Maria Eduarda Lourenço Andrade veio de Areado, Minas Gerais, prestar vestibular para o curso técnico integrado em Informática. Segundo ela, o interesse pelos jogos influenciou na escolha do curso, e a opção pelo Campus Muzambinho se deu pela proximidade de casa e pelas boas referências da instituição.
Marcelo Dias de Souza é funcionário público municipal, tem 43 anos, e trouxe um dos filhos para participar do vestibular. “Meu filho mais velho já é aluno do Campus. As pessoas que estão aqui estão em busca de conhecimento, e é importante seguir pessoas que tenham os mesmos objetivos que você”.
Fonte: IFSULDEMINAS