1ª edição da Festa do Queijo contará com sabores de todo estado
Certamente, o queijo é o mais tradicional e icônico alimento de Minas Gerais. Reconhecido como patrimônio gastronômico e cultural do estado, ele está presente em inúmeros e deliciosos pratos doces e salgados – das opções mais tradicionais às mais criativas –, e integra a mesa dos mineiros há séculos. E isso não é mera força de expressão.
O alimento faz parte da nossa história desde o começo do século XVIII e, ao longo dos anos, a produção desse laticínio no estado se desenvolveu e se tornou a maior do país. Hoje, ela é superconceituada e conta com vários tipos de queijos premiados pela sua grande qualidade no Brasil e no exterior.
Para apresentar ao público toda essa variedade e valorizar esse símbolo de Minas, Belo Horizonte sediará a 1ª Festa do Queijo, no dia 8 de dezembro (domingo), a partir de 10h. O evento, que será gratuito, terá dezenas de queijos, divididos em stands de produtores, de várias localidades do estado, destacando a diversidade de tipos, sabores, aromas e texturas dos melhores produtos que são feitos em terras mineiras.
Quem for à festa poderá saborear produtos artesanais e industriais de várias regiões queijeiras de Minas (Serra da Canastra, Alagoa, Serro, Araxá, Serra da Mantiqueira, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Cerrado) e de outros lugares. “Teremos produtores de queijos de leites de vaca, cabra, ovelha e búfala de várias receitas e regiões mineiras. Esse evento atenderá a todos os perfis de público, desde aquele que aprecia sabores mais suaves, até aqueles preferem os mais intensos”, conta o curador do evento, jornalista e especialista em queijos, Eduardo Girão.
A expectativa do organizador da festa, Léo Soares, é receber cerca de 10 mil pessoas nessa que será primeira comemoração ao ar livre da cidade dedicada exclusivamente ao queijo e suas versões. Segundo ele, tudo está sendo preparado cuidadosamente, pois o evento entrará para a programação oficial do aniversário de Belo Horizonte deste ano e terá como objetivo crescer e fazer parte do calendário de comemorações da cidade para incentivar o turismo a capital e no estado.
“Queremos receber gente do país inteiro para divulgar a alta qualidade dos queijos mineiros e democratizar o conhecimento sobre eles. O que temos aqui não há em lugar nenhum do país. É impressionante a quantidade e as diferenças de tipos (e nuances de sabores) de queijo que apenas um estado apenas produz”, destaca o organizador.
Ainda de acordo com ele, a festa também contará com a participação de 10 importantes restaurantes que vão apresentar comidas e pratos variados, que terão como objetivo valorizar a riqueza dos produtos mineiros e, principalmente, o uso do queijo na gastronomia. No menu, estarão garantidas opções de sanduíches, pizzas, diversas massas e pratos típicos da culinária do estado, bem como a venda de cervejas Wäls, vinhos, cafés, cachaças, Fabulosa Limonada e drinks com Diego Kruz.
Oficinas gratuitas
A festa será um ótimo programa para toda família aproveitar o domingo do dia 8. Além de contar com excelente comida, ela terá atividades variadas que vão se estender ao longo do dia. De manhã até o comecinho da tarde, os visitantes poderão participar de oficinas gratuitas em que aprenderão mais sobre os tipos de queijos (e como diferenciá-los); descobrirão na prática formas distintas de usá-lo em inúmeras receitas doces e salgadas; e como criar algumas das melhores e mais saborosas harmonizações, incluindo como combinar alguns tipos de queijo com cervejas e cafés.
As inscrições para as oficinas deverão ser feitas a partir de 30 minutos antes do início de cada uma e será respeitada ordem de chegada. Não serão aceitas inscrições de uma mesma pessoa para mais de uma oficina.
Horários:
10h30 – Harmonizando queijo e café com a Academia do Café.
11h30 – Uso do queijo na confeitaria com a Chef Mariana Corrêa. Receita e degustação.
12h30 – Queijos afinados com João Bello. A técnica de afinação, trajetória do afinador, conservação do queijo em casa e degustação.
13h30 – Harmonizando queijo e cerveja com a Sommelier Fabiana Arreguy.
Música e outras atrações
Após as oficinas de harmonizações, o público poderá aproveitar shows ao vivo que terão uma pegada bem brasileira. Às 13h30, Renato Caetano tocará Beatles na Viola Caipira; às 15h30 será a vez do grupo Briga de Galo (presentear os visitantes com um delicioso samba de roda; e, às 17h30, a banda Odilara subirá ao palco para embalar a todos com o melhor da MPB e do samba rock.
Quem estiver no evento também poderá conferir ao longo do dia a mostra de produtos artesanais do Urban Sketchers. Esse é um movimento internacional criado por arquitetos, desenhistas, ilustradores e demais interessados, que se reúnem para a prática de desenho de observação de paisagens urbanas ou naturais, em ambiente interno ou externo.
Associações de produtores confirmados:
APROCAN – Associação dos Produtores de Queijo Canastra;
APAQS – Associação dos Produtores Artesanais de Queijos do Serro;
Associação Regional dos Produtores de Queijo Minas Artesanal de Araxá;
Associação dos Produtores de Queijo do Cerrado;
AQUAVER – Associação dos Queijeiros Artesanais das Vertentes da Mantiqueira;
AproAlagoa – Associação dos Produtores de Queijo Artesanal de Alagoa.
Produtores individuais
Rancho das Vertentes (queijos de cabra);
D’Chèvre (queijos de cabra);
Capril Santa Cecília (queijos de cabra);
Fazenda da Ovelha (queijos de ovelha);
Blu Alimentos (queijos de búfala);
Produtos GOA;
Laticínios Nosso (queijo do reino).
Restaurantes e chefs já confirmados
Duke ‘n’ Duke
Chef Vicent Ramos
Produto: Burger “Benson” – Pão de Sal, burger de picanha 160g, queijo artesanal mineiro maçaricado e molho de goiaba levemente picante e bacon
Empório Graças a Deus –
Padeiro Fernando Bebber
Produto: Pães artesanais e Raclete de queijo canastra servido na baguete francesa
Pizza Aperitivo
Será produzida uma pizza especial para o evento com queijos artesanais mineiros.
Restaurante Dona Lucinha
Chef Márcia Nunes
Pastel de angu de queijo, Acarajé Mineiro e Tropeirinho
Chef Carol Fadel
Crème Brûlée de doce de leite e queijo artesanal
Restaurante Omília
Chef Gabriel Trillo
Paella da Canastra (Paella mineira gratinada com queijo canastra) – gratinada ao vivo.
Coxinha de rabada com requeijão moreno do Serro
Queijaria 3 Reis
Pão de queijo recheado com queijo 3 Reis na raclete.
Fiorella Gelato
Será produzido especialmente para o evento um gelato de queijo artesanal com calda de goiabada. Romeu e Julieta e Cheesecake de frutas vermelhas.
O Compoteiro – Bistrô
Chef Bacho Gibran
Dadinhos de queijo empanado com bacon e geleia de pimenta.
Belle Quiche
Quiches de variados sabores com diversos queijos mineiros parmesão, canastra, muçarela e gorgonzola.
Stands de bebidas
Cervejaria Wäls, drinks com Diego Kruz, Fabulosa Limonada, vinhos e café.
Serviço
1° Festa do Queijo
Data: 8 de dezembro (domingo)
Horário: De 10h às 21h
Local: Avenida Getúlio Vargas
Patrocínio: Wäls – Cerveja Arte, Prefeitura de Belo Horizonte e Belotur.
Fonte: A Folha Regional