Governo lança ‘CPF Digital’ com CNH para Android e iOS
Nesta quinta-feira (14), a Receita Federal lançou o aplicativo móvel CPF Digital, que dá acesso às versões digitais dos documentos Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), popularmente conhecida como carteira de motorista. O app foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e já está disponível para Android e iPhone (com o nome CPF Digital RFB).
App exige CNH
No momento, o CPF Digital só funciona para os cidadãos que têm a carteira de motorista, pois exige identificação biométrica. Quem ainda não possui a CNH vai se deparar com a seguinte mensagem: “validação biométrica indisponível, por favor procure atendimento com a Receita Federal do Brasil”.
Fonte: Play Store/ReproduçãoFonte: Play Store
Como o CPF se tornou documento único para os órgãos federais, no acesso a informações sobre os cidadãos, consulta de benefícios e entrada de processos administrativos, parece que o objetivo do CPF Digital é integrar todos os outros documentos e serviços comuns à maioria das pessoas. A CNH, por exemplo, já possui seu app digital, que também integra a CRLV, mas foi incluída no novo app. Ambas as versões digitais do CPF e CNH possuem seu próprio QR Code para a confirmação de legitimidade.
Além de exibir o CPF, ele envia notificações com notícias aos usuários e possui um recurso de atendimento virtual interativo, baseado em inteligência artificial, contendo várias informações e respostas para as dúvidas mais comuns sobre a declaração do IRPF 2020. Posteriormente, o app deve adicionar recursos de atendimento virtual para outros serviços.
Como baixar e usar o CPF Digital
Você pode baixar o CPF Digital para Android e para iPhone. Após instalado, siga as instruções abaixo:
- Insira seu CPF e data de nascimento;
- Aceite os termos de uso;
- Faça a prova de vida da CNH (realize ações como sorrir, virar a cabeça para os lados, fechar os olhos);
- Tire uma selfie para a autenticação biométrica;
- Crie uma senha (PIN) de quatro dígitos para utilizar o app.
Fonte: TecMundo