Ibope inicia testes para identificação do Covid-19 em cidade do Sul de Minas
A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é financiada pelo Ministério da Saúde. As casas foram sorteadas de acordo com o mapeamento do Ibope.
O principal objetivo da pesquisa é avaliar a velocidade da propagação do vírus e disseminação da doença nas cidades. Desse jeito, os órgãos de saúde conseguem se preparar melhor no combate à pandemia.
Os moradores recebem os pesquisadores, respondem a um questionário e também são testados em um aparelho que demora mais ou menos 15 minutos para liberar o resultado. Se for positivo, a vigilância epidemiologia é acionada.
Nesta nova etapa, serão 250 testes aplicados, em 25 bairros de Varginha. As casas foram sorteadas de acordo com um mapeamento do Ibope.
Ao todo, dez pesquisadores foram treinados pra este tipo de trabalho. Em cada casa, eles fazem vários questionamentos sobre possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e só depois realizam o teste.
Os agentes estão devidamente identificados e todos têm o crachá do Ibope. Além disso, quem aplica o teste faz o uso dos equipamentos de proteção individual. Tudo descartável, para ser retirado após cada entrevista.
Foram escolhidas 133 cidades em todo o país. No Sul de Minas, além de Varginha, também é realizada em Pouso Alegre e tem o objetivo de avaliar a velocidade de propagação do vírus e a disseminação da doença nas cidades. Basta uma gota de sangue e em cerca de 15 minutos o resultado está pronto.
Fonte: Portal Onda Sul