Frio persiste e Inmet mantém chances de geada; alerta para queda nas temperaturas em MG
As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as temperaturas continuaram baixas e com chances de geadas com intensidade de fraca a moderada para a próxima madrugada. Segundo Olívio Bahia, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio de origem polar continuará mantendo as temperaturas baixas até a manhã de quarta-feira (15).
Os mapas de previsão de temperatura do Inmet indicam que nas próximas 36 horas, as mínimas não devem ultrapassar os 2 graus na maior parte do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, as temperaturas devem ficar entre 2 e 6 graus. Já no Paraná, as mínimas tendem a ser mais elevadas, ficando entre 6 e 8 graus.
Veja o mapa de previsão de temperatura para as próximas 36 horas no sul do Brasil:
Fonte: Inmet
O frio também chega no Sudeste do Brasil, derrubando as temperaturas na região do café, em Minas Gerais. Para as próximas 24 horas, o Inmet emitiu um alerta amarelo para declínio de temperatura no extremo sul de Minas Gerais. De acordo com o aviso, o declínio deve acontecer entre 3 e 5 graus. Olívio destaca que o frio passará de maneira rápida pela região e não descarta a possibilidade de geadas em algumas áreas de Minas Gerais. “Podemos sim ter chances de geadas fracas nos pontos mais altos da região”, afirma o meteorologista.
Veja o mapa com área de alerta emitido pelo Inmet:
Fonte: Inmet
O modelo Cosmo do Inmet sinaliza que a partir de quinta-feira (16) um novo sistema deve chegar no Rio Grande do Sul, indicando a volta das chuvas na área sul do estado. Vale lembrar que o Rio Grande do Sul já recebeu chuvas acima da climatologia neste Inverno.
Para quinta-feira (16), são previstas chuvas de até 30 milímetros de precipitação na região. O modelo aponta ainda que o sistema vai avançar para a região central do Rio Grande do Sul, chovendo nas demais áreas. A tendência é que as chuvas passem de maneira muito rápida pela região, sem avançar para Santa Catarina ou Paraná.
Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas em todo o Brasil:
Fonte: Inmet / Notícias Agrícolas