Coronavírus: governo de Minas passa a divulgar a data de ocorrência das mortes
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) incluiu no boletim epidemiológico, divulgado diariamente pela pasta, um gráfico que demonstra a evolução das mortes pela COVID-19, tendo como referência a data de ocorrência. A informação foi repassada pelo secretário-adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (26). “É uma adaptação de modo que fique mais claro”, disse.
O boletim é divulgado diariamente no portal da SES-MG e também no coronavirus.saude.mg.gov.br. De acordo com Marcelo Cabral, a nova forma melhora a compreensão sobre a evolução da doença no estado. O boletim também traz o número de óbitos confirmados em 24 horas.
Planos de saúde
O chefe de gabinete, João Pinho, afirmou que o governo reconhece que enfrenta uma situação difícil de saúde pública e também um desafio econômico. “A gente precisa reconhecer. Quanto mais tempo de pandemia, mais a gente tende agravar a possível crise econômica.”
João Pinho informou que a SES realiza um levantamento sobre os planos de saúde, que indica que, se houver agravamento na crise econômica, muitas pessoas, que têm cobertura de planos de saúde, poderão ter que usar a saúde pública.
Segundo ele, a quantidade de planos é de 86% clientes corporativos. “Isso demonstra que é o vínculo de trabalho que vai garantir o plano. Se a pessoa perder o emprego, pode ser que uma parte não vá conseguir contratar plano de saúde e passará contar apenas com a saúde pública”, afirmou. Segundo ele, uma crise econômica tem impacto na saúde pública.
Fonte: Estado de Minas