Uso de Agrotóxico – O que dizem os Profissionais e Produtores.
O uso de agrotóxicos em doses recomendadas garante o controle de possíveis pragas e doenças que podem afetar as produções agrícolas.
Agrotóxicos são os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento dos produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos (Lei Federal 7.802 de 11.07.89).
Confira abaixo nossa reportagem e o que profissionais e produtores falaram:
O Programa Qualidade de Vida recebeu o Professor do IFSULDEMINAS/ Campus Muzambinho Claudiomir da Silva dos Santos que é coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente e Membro do Fórum Mineiro de Combate aos Agrotóxicos, bem como o extensionista da Emater Marco Antônio Ferreira, para destacar a situação do Brasil em relação ao consumo e prevenção aos riscos de acidentes.
O Mês de Dezembro, mais precisamente no dia 03, representa a luta em prol do Dia Mundial de Combate ao uso de agrotóxicos. Segundo o Prof Claudiomir essa data foi escolhida para relembrar o acidente ocorrido em Bopal na Índia em 1984 ocasionando a morte de 10 mil pessoas e a exposição de 500 mil pessoas ao Gás Isocianato de Metila, após explosões em um Galpão onde estavam armazenados os produtos tóxicos.
Os acidentes envolvendo as intoxicações agudas e crônicas, muitas vezes são subnotificados ou tratados como outras origens, dificultando o levantamento de dados estatísticos em saúde.
No dia 28/11 nas vésperas da comemoração do dia de combate ao uso de agrotóxicos foi publicado no diário Oficial da União a liberação de 42 novos agrotóxicos, entre eles 28 com potencial de risco ao meio ambiente. Colidindo com a postura acadêmica do objetivo da promoção da saúde no atendimento aos Objetivos do Milênio.
Nesse sentido o Extensionista da Emater Marco Antônio destaca a importância da assistência e orientação agronômica no intuito de capacitar e promover ações de treinamento na aplicação de agrotóxicos e no manejo adequado do controle de pragas.
Na oportunidade destaca a importância da sustentabilidade no sentido de viabilizar a produção agrícola com responsabilidade ambiental e rentabilidade econômica do agronegócio.