• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Governo de Minas prorroga cadastro de prefeituras no Saúde Digital MG

Redação20 de maio de 20215min0
Medicine doctor hand working with modern computer interface
Aplicativo gratuito possibilita agendamento para vacinação contra covid-19 e monitoramento da campanha em tempo real

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou, para as prefeituras, o prazo de adesão para disponibilizar aos cidadãos o serviço de agendamento de horário e local de vacinação contra a covid-19 pelo aplicativo Saúde Digital MG. As secretarias municipais de saúde que ainda não se cadastraram têm até o dia 25/5 para procurar uma das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) da SES-MG e buscar informações sobre as novas funcionalidades da ferramenta.

Lançado em 2020, o Saúde Digital MG é gratuito e, a partir de 1/6, irá oferecer a função de agendamento da vacinação para os cidadãos mineiros. “A iniciativa busca evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística, aumentando a previsibilidade de doses utilizadas por dia”, explica o assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde, Gian Gabriel Guglielmelli.

Funcionalidades

De forma intuitiva, os profissionais de saúde e os cidadãos farão o cadastro e, a partir daí, saber qual é a data da segunda dose, se estão aptos a receber o imunizante e qual é a vacina correta a ser aplicada. Estarão disponíveis, também, locais e horários, o que evita problemas e garante que o cidadão saiba exatamente quando é a sua vez.

“Caso a pessoa que não seja do grupo prioritário tente agendar, ela não vai conseguir. Irá aparecer uma mensagem informando que ela ainda não está no momento de realizar o agendamento. Estamos também trabalhando com vários níveis de segurança pedindo aos municípios que façam a conferência dos documentos originais de forma a reduzir ao máximo qualquer tipo de fraude”, reforça Guglielmelli.

O app vai permitir o agendamento da vacinação a todos os municípios que aderirem, beneficiando também as secretarias municipais de saúde, já que é integrado ao sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações.A SES-MG ressalta, ainda, que toda vacinação realizada por meio do aplicativo será notificada ao Ministério da Saúde.

A ferramenta auxiliará, ainda, no planejamento e execução de respostas adequadas ao enfrentamento à pandemia, que sejam condizentes com a velocidade da mudança no cenário epidemiológico e às necessidades de saúde da população. O município e o Estado poderão acompanhar por meio de painel, de maneira imediata, a aplicação de vacinas em cada ponto de vacinação no estado.

“O município evita o retrabalho de digitar informações no sistema federal. Com isto, esperamos ter informações mais qualificadas e obtidas em tempo real sobre a vacinação em nosso estado”, observa o assessor-chefe.

Seguindo os grupos prioritários preconizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as secretarias municipais devem manter constantemente atualizadas as informações dos pontos de vacinação. No caso do cidadão elegível para ser vacinado que não tenha acesso à internet e celular, o cadastro e o agendamento podem ser realizados por familiares.

Clique aqui para saber mais sobre o Saúde Digital MG.

Fonte: Governo de Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *