• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

SUS oferece gratuitamente cerca de 640 medicamentos

Redação3 de setembro de 20214min0
remedio
Benefício está disponível para usuários da rede pública e também de convênios e serviços privados. É preciso ir a um posto de saúde e se cadastrar

Para ter acesso aos remédios oferecidos pelo SUS, basta seguir um protocolo simples: procurar a unidade de saúde mais próxima de casa munido de um comprovante de endereço e um documento com fotografia. Será confeccionado o cartão SUS, que dá ao paciente o direito de realizar marcação de consultas, fazer exames e ter acesso aos medicamentos prescritos tanto por médicos da própria rede pública quanto pelos médicos da rede particular de saúde.

Confira a listagem completa dos remédios ofertados pela rede pública de saúde no link https://www.saude.mg.gov.br/obtermedicamentos

Reclamações

Mesmo com a lista extensa de remédios ofertados, há pacientes que relatam não conseguir adquirir os medicamentos para realizar os tratamentos com o auxílio do SUS. Esse é o caso da atendente de padaria Paloma Bianca Camargo, 24. Moradora de Igarapé, na região metropolitana, ela sofre de epilepsia há dez anos. A jovem faz uso diário de três medicamentos – toma 19 comprimidos por dia, no total – que, segundo ela, estão em falta na rede pública há mais de um ano. “Recebo um salário mínimo por mês e, há exato um ano e meio, comprometo R$ 500 da minha renda com a compra desses remédios. Não posso ficar sem eles nunca, senão as convulsões aparecem. Dou sorte que moro com meus pais e não pagamos aluguel, senão teria que escolher entre comprar meus medicamentos ou ajudar nas contas de casa”, contou Paloma.

A atendente ainda disse que não desiste: todos os meses, procura a Farmácia de Minas, um dos pontos de entrega dos remédios, para saber do reabastecimento dos medicamentos necessários para o bem-estar dela. “Os remédios que preciso sempre chegaram, sempre pude contar com o SUS, mas, há tempos, tenho que comprometer meu salário”, avaliou.

Governo cita demora nas entregas 

Procurada pela reportagem sobre a falta de medicamentos relatada pela moradora de Igarapé, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, em nota, que os usuários da Farmácia de Minas podem consultar a disponibilidade dos remédios pelo aplicativo MGApp e pelo site do portal do cidadão: cidadao.mg.gov.br. 

A pasta informou que “atrasos têm ocorrido pela demora da entrega pelo Ministério da Saúde e pelos fabricantes, bem como dificuldade de aquisição de alguns fármacos” e que “não foi registrada diminuição na referida lista, em função da pandemia”.

Questionado por e-mail, em 18 de agosto, sobre o relato da SES de que a entrega dos remédios tem demorado, o ministério não tinha respondido até o fechamento desta edição.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *