Conheça as regras para a dose de reforço da Janssen em Minas Gerais
Mineiros que tomaram a vacina da Janssen, de dose única, deverão buscar os postos de saúde para tomar a aplicação de reforço, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas (SES/MG) informou as regras que devem ser cumpridas para quem precisa completar a imunização contra a Covid-19.
Inicialmente, a população que tomou a vacina da Janssen deve receber a nova dose, do mesmo imunizante, em um intervalo de 2 a 6 meses da data da primeira aplicação. No caso de mulheres vacinadas com a Janssen na primeira dose, mas que engravidaram e deram à luz após a imunização, devem ser vacinadas com uma dose da Pfizer.
De acordo com a SES, no entanto, a distribuição de vacinas da Janssen depende de envio de remessa do Ministério da Saúde. Nas últimas entregas feitas ao Estado, não foram entregues doses da vacina. A reportagem questionou a SES e a Prefeitura de Belo Horizonte para saber se há imunizantes da Janssen em estoque para reforçar a imunização na população.
A PBH informou que aguarda envio de doses pelo Ministério da Saúde e que “reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo”. O Ministério da Saúde foi questionado sobre a previsão de entrega de doses da Janssen e informou que a liberação de nova remessa está pendente de pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
Os imunizantes devem ser liberados no início de dezembro, conforme o órgão. “Os quantitativos a serem enviados para cada localidade serão definidos e publicados na pauta de distribuição subsequente à liberação”, diz nota enviada.
Em nota, a SES-MG também afirmou que a aplicação de doses de reforço depende da entrega de imunizantes pelo Ministério da Saúde. “Assim que o envio é feito pelo órgão federal, as vacinas são disponibilizadas imediatamente pela Secretaria aos municípios para a continuidade da campanha de vacinação”, diz o texto.
BALANÇO
Boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira aponta que 493.894 pessoas receberam a dose única no Estado.
Fonte: O Tempo