• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Casa da Cultura realizará Exposição “José Carlos Palma Souza”.

Redação7 de janeiro de 20226min0
AlmirBlanc
“LEI ALDIR BLANC NO 01/2021” - Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo de Muzambinho.
SOBRE A EXPOSIÇÃO:
A exposição cultural traz o nome do artista muzambinhense José Carlos Palma Souza como uma homenagem aos trabalhos realizados durante sua carreira. Acontecerá na Casa da Cultura de Muzambinho situada à Rua Tiradentes no: 264.
Na abertura da exposição, dia 21 de janeiro, será exibido o vídeo de apresentação dos Patrimônios Históricos locais, trabalho realizado através de recurso da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e pesquisado nos dossiês do Museu Municipal Francisco Leonardo Cerávolo. Posteriormente o vídeo estará na plataforma digital elaborada pelos alunos da Empresa Júnior ACAM, ligada ao curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho.
A apresentação em vídeo dos trabalhos realizados através da “Lei Aldir Blanc” será executada no dia 22 de janeiro de 2022.
As duas apresentações iniciarão as 20 horas e acontecerão somente pelas redes sociais.
A exposição é uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo junto à Sala Mineira do Empreendedor e ficará aberta ao público do dia 24 até o dia 31 de janeiro de 2022, seguindo os protocolos de segurança e prevenção contra a COVID 19 durante a visitação, respeitando o limite máximo de 5 pessoas à cada 20 minutos de visita.
Proponentes classificados que receberam o benefício em 2021: deverão levar seu produto de contrapartida entre os dias 17 até o dia 20 de janeiro de 2022 na Casa da Cultura.

Em 2021 a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo solicitou junto à Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais a reversão do auxílio emergencial “Lei Aldir Blanc” no valor de R$ 169.328,59 que visa a manutenção e desenvolvimento da atividade artística e cultural do município, que teve dificuldade em manter seu trabalho em tempos de pandemia.

Foi realizado um levantamento junto à comunidade de Muzambinho e diagnosticado o segmento artístico/cultural organizando um cadastro municipal para elaboração do Edital de Seleção e Premiação de propostas apresentadas pelos artistas prejudicados pela COVID 19.
As categorias beneficiadas foram: Companhias de Reis, Artesanato, Cultura Afro-Brasileira, Literatura, Artes Visuais, Artes Plásticas, Dança, Artes Circenses, Gastronomia, Música e Artes Cênicas.
Os classificados contemplados pela Lei participarão de uma exposição na Casa da Cultura de Muzambinho, como contrapartida dos recursos recebidos em 2021. A exposição tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados pelos proponentes estimulando a comercialização dos seus produtos.
QUEM FOI JOSÉ CARLOS PALMA SOUZA
Nascido em Cabo Verde em 1946, cresceu em Muzambinho, e na sua juventude já mostrava grande talento em seus desenhos. Cursou comunicação e artes na Universidade Mackenzie em São Paulo e nas décadas de 70,80 e 90 trabalhou em grandes editoras, agências de publicidade e emissoras de televisão, de São Paulo, Rio de Janeiro e Lisboa, onde criava, desenvolvia e finalizava ilustrações e identidades visuais. Nesse mesmo período aprimorou suas técnicas como artista plástico, desenhando e pintando quadros e murais, a acabou por desenvolver uma técnica singular e marcante sempre presente em seus trabalhos.Também foi professor de desenho e artes e buscou transferir o conhecimento adquirido durante a vida.
Em Muzambinho realizou inúmeros trabalhos, fez a maquete do Parque Municipal, pintou murais em escolas do município e ilustrou vários cartazes para Prefeitura de Muzambinho na divulgação de eventos de nossa cidade.

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *