• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Chuva em Minas: já chega a 30 o número de mortes pelos temporais no Estado

Redação19 de fevereiro de 20223min0
image
Defesa Civil incluiu no balanço deste sábado (19/2) os óbitos de três pessoas de uma mesma família em Caratinga, no Vale do Rio Doce

Família que perdeu a vida em deslizamento na cidade de Caratinga, nessa sexta (18/2). As três mortes entraram para balanço da Defesa Civil.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) atualizou para 30 o total de mortes em decorrências da chuva neste sábado (19/2). O balanço oficial incluiu três óbitos de uma mesma família, vítima de um deslizamento em Caratinga, no Vale do Rio Doce.

O deslizamento da encosta aconteceu no Bairro Santo Antônio, por volta das 5h dessa sexta (18/2). A família foi soterrada após o acidente. O Corpo de Bombeiros resgatou os corpos e levou até o Instituto Médico-Legal (IML) de Caratinga.

Agora, a cidade do Vale do Rio Doce se junta a Brumadinho, na Grande BH, como cidade com mais mortes por conta da união entre as fortes chuvas e a falta de infraestrutura. As duas prefeituras somam cinco óbitos cada.

No total, são 20 municípios com ao menos uma morte pelo motivo. Além de Caratinga e Brumadinho, estão na lista Uberaba (Triângulo), Coronel Fabriciano (Rio Doce), Nova Serrana (Centro-Oeste), Engenheiro Caldas (Norte), Pescador (Rio Doce), Montes Claros (Norte), Betim (Grande BH), Belo Horizonte, Dores de Guanhães (Rio Doce) e São Gonçalo do Rio Abaixo (Central).

Também estão no balanço Ervália (Mata), Ouro Preto (Central), Perdigão (Centro-Oeste), Santana do Riacho (Central), Contagem (Grande BH), Claro dos Poções (Norte), Cataguases (Mata) e Frei Gaspar (Jequitinhonha).

A Defesa Civil do Estado também registra 9.264 pessoas desabrigadas (pessoas que precisaram ocupar abrigo público temporariamente após interdição de suas casas) por conta das chuvas. O total de desalojados (vítimas que se abrigaram na casa de amigos e parentes) é de 58.996.

Além disso, a Cedec computa 430 prefeituras em situação de emergência por conta das chuvas. Esse número representa 50,4% das cidades mineiras.

As 30 mortes registradas nesse período chuvoso, iniciado em outubro, já superam as 22 computadas no anterior (entre 2020 e 2021). Esse dado ainda pode aumentar, já que as 10 vítimas de Capitólio, no Sul de Minas, ainda não entraram no balanço.

Oficialmente, a Defesa Civil informa que só vai adicionar os óbitos da tragédia nos cânions após a conclusão das investigações da Marinha e da Polícia Civil.

Fonte: otempo.com.br

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *