Guerra na Ucrânia: Avião da FAB pousa na Polônia para resgatar brasileiros e estrangeiros
O KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), pousou em Varsóvia, na Polônia, na tarde desta quarta-feira (9), para deixar 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a população ucraniana e resgatar brasileiros e familiares que fugiram da guerra no leste europeu.
O avião saiu de Brasília na última segunda-feira (7) e fez três escalas técnicas – em Recife, na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a em Lisboa (Portugal) – antes de aterrissar na capital polonesa.
Além de repatriar 40 brasileiros que moravam na Ucrânia, a aeronave da FAB vai resgatar 23 ucranianos e um polonês, que já conseguiram visto humanitário para desembarcar em solo brasileiro.
Também serão trazidos seis cachorros, pertencentes às famílias – os donos foram dispensados pelo governo brasileiro de apresentarem o Certificado Veterinário Internacional.
O KC-390 é o maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul e um dos projetos estratégicos da Defesa. A aeronave já foi empregada em outras missões especiais de ajuda humanitária, como no Líbano (2020) e no Haiti (2021).
Uma portaria dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça e Segurança Pública, publicada no último dia 3, dispõe sobre a concessão do visto temporário (seis meses) e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária (dois anos) para os nacionais ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.
Fonte: O Tempo