Tempo mais seco deve beneficiar produção de café em Minas
A Epamig, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, afirma que a produção de café em Minas pode ser beneficiada por fatores climáticos observados nos últimos meses, e também pelo o que aponta a previsão para as próximas semanas. A análise foi feita com base em dados divulgados por diferentes agências climatológicas e afirma que, em março, as temperaturas em Minas Gerais ficaram até 1,5ºC acima do normal em grande parte de Minas Gerais, principalmente na região Central e Norte.
Além disso, no início deste mês de abril houve uma perceptível redução das chuvas em quase todo o Brasil, apontando que o outono deve ser mais seco, em transição entre a estação chuvosa (verão) e a seca (inverno). O tempo quente e ensolarado foi substituído por temperaturas mais amenas após a chegada das frentes frias.
A previsão do tempo aponta que, no próximo trimestre, as temperaturas devem ficar pouco acima da média em boa parte do país, incluindo Minas Gerais no Triângulo, região Central, Noroeste e Norte. Não há expectativa de volume significativo de chuva.
Benefícios para a cafeicultura
Segundo a Epamig, o baixo volume de chuva associado à temperatura mais elevada nos últimos meses fez com que fosse antecipada a colheita de café. Os frutos tiveram a maturação antecipada na parte superior do dossel.
O ponto de maturação dos frutos é fundamental para a produção de cafés de qualidade. O clima das últimas semanas favoreceu a maturação dos talhões, possibilitando a colheita de cafés cereja. A previsão de que as chuvas fiquem dentro da média nas regiões cafeeiras, com menor umidade do ar, a expectativa é de uma boa colheita, com ajuda do clima.
Fonte: UAI