Governo de Minas quer liberar máscaras em locais fechados em maio
O Governo de Minas Gerais pretende liberar o uso de máscaras em ambientes fechados no estado a partir de 1º de maio. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, em entrevista coletiva.
A medida será possível, segundo o chefe da pasta, graças ao avanço da vacinação nos municípios. De acordo com Baccheretti, o estado deve orientar a liberação de todo o território mineiro, mesmo nas cidades que não atingirem 70% do público-alvo vacinado com a 3ª dose, caso os índices de Covid-19 permaneçam estáveis.
“A liberação só vai ser possível se a gente continuar com essa tendência que não muda e com o compromisso da população com a vacinação”, reforçou o secretário.
Até o momento, Minas tem 151 municípios com 70% da população com a dose de reforço e já podem desobrigar o uso de máscara em ambientes fechados. Outras 167 cidades, entre elas Belo Horizonte, devem atingir o índice ainda em abril. Cabe a cada prefeito definir se vai acatar a sugestão do governo.
Em dados gerais, 82% das pessoas do estado tomaram as duas primeiras doses e 53% o reforço. Já na imunização infantil, 57% do público com idade acima de 5 anos está imunizada.
Baccheretti também anunciou a ampliação da aplicação da quarta dose para os idosos com 70 anos. Na última quarta-feira (23), o Ministério da Saúde determinou a imunização do segundo reforço para as pessoas com mais de 80 anos, mas, de acordo com o secretário, Minas Gerais tem doses suficientes para aumentar o público.
Fonte: R7