• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Quais doenças bucais atingem a terceira idade?

Redação10 de maio de 20229min0
AvoPolegar
O câncer de boca é contraído mais facilmente se a pessoa consumir álcool em excesso ou fumar constantemente.

Os cuidados com a saúde bucal devem estar presentes desde pequenos, através do incentivo dos pais. Entretanto, na terceira idade, esse cuidado deve ser redobrado, já que as pessoas idosas estão mais suscetíveis a contraírem doenças bucais, decorrente do enfraquecimento do funcionamento do organismo.

 

Antes de explicar como cuidar da saúde bucal na terceira idade, é sempre bom ressaltar que a higiene parte, primeiramente, do individual de cada um, através da escovação diária, pelo menos três vezes ao dia, com foco antes de dormir.

 

A escovação deve ser feita com cuidado, ainda mais se você usar aparelho de dente transparente.

 

Dessa maneira, se você convive com alguém da terceira idade, vale lembrar que muitas vezes as pessoas nessa idade tem diversos tipos de debilidade, que acabam atrapalhando na hora da higiene bucal, portanto você deve estar sempre ao lado para auxiliar na hora da escovação.

 

Caso tenha algum problema, visite um dentista de urgência.

Importância do cuidado bucal na terceira idade

Como dito anteriormente, a higienização é um hábito que deve estar presente em todas as idades, mas que deve ter uma atenção maior quando se trata de pessoas com uma idade mais avançada.

 

Isso acontece pois estão propensos a contraírem doenças e problemas mais facilmente, decorrente de diversos fatores externos e internos.

 

É bom lembrar que sempre que você tiver algum problema, independente de sua idade, você deve realizar consultas recorrentes ao dentista, mas se você precisar de urgência, visite uma clínica 24 horas dentista.

 

Quando se fala sobre a saúde dos idosos, não se mantém apenas na bucal, mas deve ter um cuidado redobrado geral, por estarem em uma etapa da vida que estão mais debilitados e seu sistema autoimune já não funciona mais como antigamente, sendo muito fácil de contrair complicações.

 

Estando nessa idade, a proliferação de bactérias se torna mais fácil, principalmente pelo fator que os idosos já não conseguem mais produzir saliva como quando mais jovens, o que facilita que as bactérias se mantenham na cavidade bucal, causando diversas doenças. 

 

Caso haja alguma doença, procure um dentista especialista em gengiva.

 

Outra coisa muito comum nos idosos é a perda dentária, decorrente do enfraquecimento da estrutura óssea. 

 

Por mais que isso seja um processo comum, a higiene constante ajuda no fortalecimento, bem como no mantimento mais longínquo da arcada dentária na boca dos mais velhos.

 

Caso haja a perda de dentes muito cedo, é necessário procurar por melhores clínicas de implantes dentários sp, para que você possa repor os dentes perdidos, retornando ao estado natural.

 

Além disso, quando se trata de perda dentária, ela atrapalha em diversos sentidos, como:

 

  • Diminuição na produção de saliva;
  • Problemas na autoestima;
  • Mais fácil de contrair doenças bucais;
  • Problemas com a estrutura óssea.

 

Dessa forma, nunca deixe de realizar consultas ao dentista para que ele possa te instruir da melhor forma como cuidar de sua boca, além de evitar que doenças bucais ocorram mais facilmente, bem como realizar um tratamento adequado, caso você já esteja com alguma complicação na cavidade bucal.

Principais doenças que afetam os idosos

Agora que ficou mais claro a dimensão da importância da higiene na terceira idade, é fundamental que você entenda quais são os problemas mais comuns de acontecer, ainda mais se você cuidar de alguém da terceira idade.

1 – Cáries

Ao decorrer dos anos, a higienização bucal se torna mais precária, então acaba sendo mais fácil contrair esse tipo de doença.

 

Muitas pessoas acham que idosos não podem adquirir cáries, pensando que essa doença afeta apenas os mais novos, o que está muito errado, já que pode afetar facilmente pessoas da terceira idade que têm debilidades.

2 – Xerostomia

A xerostomia é uma das doenças mais comuns, já que a produção de saliva se torna escassa conforme a idade vai avançando.

 

Por mais que pareça inofensiva, a boca seca pode causar diversos problemas mais graves caso não seja tratada em um estágio inicial.

3 – Câncer de boca

A doença bucal mais perigosa que pode ser adquirida, é justamente o câncer bucal.

 

Essa doença é facilmente adquirida, e pode manifestar-se em diversos lugares da cavidade bucal.

 

Vale ressaltar que o câncer de boca é contraído mais facilmente se a pessoa consumir álcool em excesso ou fumar constantemente.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares

Colaboração: Andreza Lopes

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *