Novo RG é obrigatório? Entenda quando será necessário trocar o documento
O novo padrão de Carteira Nacional de Identificação (CIN), ou novo RG, será obrigatório para todos os brasileiros de até 60 anos — para os mais velhos, o antigo RG valerá por tempo indeterminado. A carteira de identidade no padrão antigo ainda tem validade por dez anos, até 2032, segundo o decreto federal que regulamenta o documento.
Nesta terça-feira (26), o documento começou a ser emitido no Rio Grande do Sul e Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná serão os próximos Estados a iniciar o processo. Até 6 de março de 2023, todos os órgãos expedidores do país precisarão estar adaptados ao novo RG. Por enquanto, não é possível solicitar o novo RG em Minas.
A nova carteira de identidade unificará as informações do cidadão no CPF — o número do CPF não sofrerá alteração com o novo modelo. Ela terá uma versão digital e uma versão física com QR Code. As secretarias de Segurança Pública de cada Estado continuarão responsáveis pela emissão do documento.
O novo RG também servirá para viagens internacionais, como documento de viagem, porque terá um código de padrão internacional chamado MRZ, que também é utilizado em passaportes. Por enquanto, entretanto, o Brasil só tem acordo para uso do documento de identidade nos países do Mercosul — Argentina, Paraguai e Uruguai.