• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

‘Lua de Esturjão’: última superlua do ano poderá ser observada nesta semana

Redação9 de agosto de 20223min0
superlua--eee34de6-3860-4483-b805-7250df24e196
Fenômeno pode ser melhor acompanhado por volta das 17h30: saiba o dia

A última superlua do ano ficará visível ainda nesta semana, quando o satélite será totalmente iluminado pelo sol. Quem quiser assistir ao fenômeno deverá observar o céu na noite da próxima quinta-feira (11).

Conhecida como superlua de “Esturjão”, devido agosto ser a época em que esses raros peixes costumavam aparecer com mais frequência em lagos, o satélite poderá ser melhor observado por volta das 17h30, período em que o céu estará mais colorido, deixando a experiência ainda melhor. Neste horário, o sol estará se pondo e, logo após, a lua nascendo.

Neste ano, o fenômeno pôde ser acompanhado nos dias 14 de junho – superlua de Morango – e 13 de julho – superlua dos Cervos. Todos os nomes são associados à época.

Cientistas alegam que a superlua pode ficar cerca de 5,5% maior e até 11,3% mais brilhante do que uma lua cheia normal. No entanto, o fenômeno pode ser ainda maior. Em 2011, por exemplo, a lua chegou a ficar 356 577 quilômetros distante da Terra. Ou seja, ela apareceu 7,94% maior e 16,52% mais brilhante que o habitual.

Superluas ocorrem quando a lua está em seu ponto perigeu – ponto da órbita de um satélite que se encontra mais próximo do astro que orbita.

Dicas para observar a superlua

Quem quiser deixar a experiência ainda mais magnífica, deverá ir para um local que tenha a visão mais clara e olhar para o leste, já que a lua nasce no sentido oposto ao pôr do sol. Caso tenha um binóculo, o momento será ainda mais especial. No entanto, não é preciso de equipamentos para assistir ao fenômeno, já que ele pode ser acompanhado a olho nu.

A superlua poderá ser vista durante toda a noite de quinta até sexta-feira (12). Lembre-se, a superlua de “Esturjão” é a última deste ano.

Fonte: Itatiaia

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *