Sindicato e Senar reúne Produtores para formar turma para Curso de ATeG
Aconteceu nesta quarta-feira, 17/8, no Plenário da Câmara a reunião com os Produtores para dar início a segunda turma que receberão as orientações oferecida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial, já tem uma turma sendo orientada no município no terceiro ano, o programa tem a duração de quatro anos.
Além dos Produtores interessados em fazer o curso, o Presidente do Sindicato Rural Rodrigo Machado, o Prefeito Paulinho Magalhães e representantes do Senar falaram da importância desta Programa na Capacitação dos Produtores, agradeceram a presença dos Produtores e o interesse, pois isto possibilitou a formação desta segunda turma em nosso município.
O programa leva a pequenos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção
Criado em 2013 pelo SENAR Nacional, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do SENAR teve início em Minas Gerais em 2016 e leva aos produtores rurais assistência em gestão da propriedade e técnicas de produção de forma mensal, com duração de 4h.
O ATeG é direcionado a pequenos e médios produtores que nunca receberam assistência técnica e gerencial regular. O acompanhamento oferecido tem duração de dois a quatro anos. As ações cobrem as principais cadeias do agronegócio de Minas Gerais:
- Apicultura
- Avicultura
- Bovinocultura de Corte
- Bovinocultura de Leite
- Caprinocultura
- Cafeicultura
- Fruticultura
- Olericultura
- Ovinocultura
- Piscicultura
- Agroindústria (Artesanais e Pequenas agroindústrias)
A metodologia é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo.
O que o curso busca:
• Sustentabilidade ambiental, econômica, social e profissional;
• Tecnologias inovadoras (Agricultura de Precisão, Pegada de água e de carbono, ISA);
• Foco no calendário sazonal de cada cadeia;
• Assistência Técnica e Gerencial individualizada;
• Foco no processo sucessório e bem-estar da família;
• Acompanhamento periódico dos resultados;
• Capacitação continuada do produtor rural.