Mais uma cidade do Sul de Minas confirma casos de raiva animal
A prefeitura de Andradas foi quem divulgou o diagnóstico. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os dois casos foram registrados nas últimas semanas. Segundo a administração municipal, trata-se de bovinos que pertencem ao mesmo produtor rural.
Na cidade de Muzambinho, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) decretou o município em surto de casos de raiva. Ao todo, 6 contaminações já foram confirmadas. O órgão fez uma varredura no município em busca de morcegos hematófagos, considerados os principais transmissores da doença.
Cuidados
As autoridades ressaltam que os produtores devem vacinar todos os bovinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva, com reforço após 30 dias da primeira dose e revacinar anualmente.
Os produtores que observarem sintomas neurológicos em seus animais devem isolá-los, não ter contato com a saliva e procurar um médico veterinário imediatamente.
Ao se tratar de morcegos, a orientação é para não tentar capturar o animal e acionar a Vigilância Sanitária para fazê-lo.
Fonte: Portal Onda Sul