10 dicas para um coração mais saudável
Atendimentos relacionados às doenças do coração estão entre os principais problemas de saúde das pessoas que buscam assistência na área de urgência e emergência no Brasil. A informação é da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Zona Leste, em Santos (SP), foram realizados 2.219 atendimentos relacionados a doenças cardiovasculares, de janeiro a agosto de 2022.
A hipertensão arterial lidera com 1.615 atendimentos na emergência, seguida de queixas de dor torácica (275), arritmias cardíacas (158), insuficiência cardíaca (55), infarto agudo do miocárdio (54), entre outras.
“Elas figuram como as intercorrências mais frequentes relacionados ao coração em nossa unidade. Neste caso, a maioria dos atendimentos são para homens com idade entre 40 e 60 anos, portadores de hipertensão arterial e diabetes”, destaca a diretora Técnica da UPA, médica Gisele Abud Nicolau.
Cuide do seu coração
Referência para atendimentos de urgência e emergência, a UPA Zona Leste, que pertence a rede pública de saúde da Prefeitura de Santos, sendo gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde faz um alerta para o cuidado com a saúde cardíaca, nesta quinta-feira (29/9), Dia Mundial do Coração.
As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no Brasil e no mundo e podem afetar o coração e os vasos sanguíneos, com destaque para a doença arterial coronariana, que envolve dor no peito e infarto agudo do miocárdio.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 14 milhões de brasileiros têm alguma doença no coração e cerca de 400 mil morrem por ano em decorrência disso.
Os principais fatores de risco são hipertensão, diabetes, níveis elevados de gordura no sangue, histórico familiar, estresse, tabagismo, obesidade, sedentarismo e doenças da tireoide.
“Como unidade de saúde, nosso papel é conscientizar as pessoas, famílias, comunidades sobre a necessidade de cuidar da saúde do coração. A prevenção, seguindo as dicas dos especialistas é o melhor caminho para controlar essas doenças”, afirma o diretor Hospitalar da UPA Zona Leste, Gilmar Oliveira.
Confira 10 dicas para um coração mais saudável
1 – Mantenha uma alimentação equilibrada evitando alimentos industrializados, frituras, excesso de sódio e aumente a ingestão de verduras e legumes;
2 – Pratique atividades físicas regulares com supervisão médica e de um educador físico;
3 – Mantenha consultas regulares com clínico geral e, caso seja necessário, com o cardiologista;
4 – Tenha noites tranquilas de sono, pois segundo estudos recentes dormir bem reduz riscos de ataque cardíaco;
5 – Não consuma bebidas alcoólicas;
6 – Não fume;
7 – Cuide do seu peso. O aumento da circunferência abdominal está relacionado riscos de doenças cardiovasculares;
8 – Tenha momentos de lazer. O estresse é um fator de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial, assim como outras doenças cardiovasculares;
9 – Mantenha bons hábitos de higiene bucal, assim como consultas regulares ao dentista. A higiene bucal previne doenças cardiovasculares associadas à bactérias presentes na boca;
10 – Realize o controle da glicemia e/ou da pressão arterial. Ambos são fatores de risco para as principais doenças cardiovasculares.
Ascom Pró-Saúde