Início da votação: Justiça registra 339 crimes eleitorais pelo país
O Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou, na primeira hora de votação, neste domingo (2), 339 crimes eleitorais pelo país. O Rio de Janeiro é o estado com mais ocorrências, com 28, seguido do Amapá (27), Acre e Sergipe (23) e Goiás (22). Minas Gerais teve 17 registros até o momento
A ocorrência mais comum foi a de compra de votos e corrupção eleitoral, com 106 registros – mais de um quarto deles (30) nos estados do Amapá e do Acre. Além disso, foram 19 casos de boca de urna e 7 de transporte irregular de eleitores.
Os crimes contra candidatos pelo país já somam 58. Quase metade deles (24) ocorreu no estado do Rio de Janeiro. O segundo estado com mais registros desse tipo é Goiás (5). Os crimes comuns (fora da esfera eleitoral) nos locais de votação somam cinco até o momento.
Ao todo, 130 pessoas já foram presas por essas ocorrências no país. Os estados com mais prisões são Roraima (23) e Amapá (16). A Polícia Federal já apreendeu R$55.030,00 decorrentes desses crimes, sobretudo os de corrupção eleitoral e compra de votos. Também já foram apreendidas 9 armas de fogo – duas delas em Minas Gerais.
Nas primeiras horas de votação, também houve três casos de violação do sigilo de voto, todos eles em Sergipe.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1420 urnas já tiveram que ser substituídas em território nacional, o equivalente a 0,27% do total.
Fonte: O Tempo