• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Black Friday: 80% dos consumidores devem comprar produtos em Minas

Redação8 de novembro de 20228min0
blackfriday-3-f0682a930c
As categorias mais planejadas para o investimento são eletrodomésticos (57%), moda (51%) e eletroeletrônicos (46%)

A Black Friday, que ocorre todos os anos na última sexta-feira de novembro (em 2022, no próximo dia 25), anima o mercado e consumidores, mas é preciso cautela para não cair em promoções falsas. Em Minas Gerais, conforme pesquisa divulgada pelo Mercado Livre, 80% dos clientes pretendem comprar algo, e 43% devem gastar mais do que R$ 1 mil. Em entrevista a O TEMPO (veja abaixo), Kael Lourenço, diretor de Marketplace da empresa, afirma que a data é uma das principais para vendas no segundo semestre.

“De acordo com o estudo, a maioria dos entrevistados do estado de Minas Gerais (66%) vai utilizar a data para adiantar as compras do Natal e acredita (70%) que irá encontrar mais ofertas do que em relação ao ano passado. As categorias mais planejadas para o investimento são eletrodomésticos (57%), moda (51%) e eletroeletrônicos (46%)”, informa a empresa.

Dos respondentes mineiros que irão gastar em itens de Moda nesta edição do evento – uma das principais categorias da pesquisa nacional, 46% aguardam as ofertas para decidir onde investir para renovar o guarda-roupa, de acordo com a empresa. Em seguida, os mineiros selecionaram celulares e itens para casa, com 45% e 42% da intenção de compra, respectivamente, como as categorias que mais listadas pelos entrevistados. A pesquisa foi realizada pelo Mercado Pago, que é o braço financeiro do Mercado Livre.

Confira entrevista com Kael Lourenço, diretor de Marketplace do Mercado Livre, sobre a Black Friday:

Se há antecipação de compras de Natal, há risco de queda de compras no fim do ano? Quais as perspectivas?

Quanto ao comportamento de compra, enquanto na Black Friday os consumidores trabalham tanto a antecipação – um em cada dois consumidores começaram a pesquisar os produtos com mais de um mês de antecedência em 2021, como com compra por impulso, considerando as ofertas/descontos do momento, o Natal é a data para presentear ou se preparar para as festas, ou seja, incorpora também, além de presentes, compras para receber as pessoas em casa. Neste aspecto, acreditamos que há espaço e potencial para compras em ambas as datas, ainda que para itens diferentes.

Segundo a Ipsos, nossa parceira para uma pesquisa encomendada pelo Mercado Ads, 86% dos brasileiros declararam que vão comprar alguma categoria nos três que acontecem neste final de ano: Mundial de Futebol, Black Friday e Natal. Esse número reforça um comportamento que já verificamos em 2021, quando mais da metade dos compradores da Black Friday – 54% – voltaram para comprar no Natal no Mercado Livre. Para este ano, 90% dos que afirmaram que comprarão na Black também devem comprar no Natal.

Crédito mais caro é um empecilho para compras?

Acreditamos que o período de retração de consumo por causa dos juros mais altos já passou. As últimas reuniões do Copom têm mantido a taxa Selic no mesmo patamar e a tendência tende a ser de estabilização desse ciclo, ao menos no curto prazo. Dessa forma, o contexto atual não deve ser decisivo, ou desestimular as compras na Black Friday, para o mundial de futebol e para as festas de fim de ano.

Os consumidores estão em busca de descontos e oportunidades nesta Black Friday. Por isso, estamos trabalhando para orientar que se planejam já olhando os produtos de seu interesse, em prol de encontrar os melhores descontos.  De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago, na última semana de setembro, com mais de 10.500 consumidores, o método de pagamento preferido por brasileiros, e também mineiros, é o cartão de crédito. Em 2021 ele foi utilizado por 67% dos respondentes que participaram do evento em Minas Gerais e esse ano apresenta o mesmo percentual. Na média nacional, esse meio de pagamento avança e a intenção de uso dele sobe vinte pontos percentuais – de 49% para 68% comparando de 2021 e 2022.

A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado. A edição nacional da pesquisa revela que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes.  Em Minas, o comportamento é semelhante: 82% dos respondentes pretendem parcelar suas compras nesta Black Friday e o parcelamento em 6 vezes é a escolha de 40% dos respondentes.

Observamos que os consumidores não querem parcelar as compras a perder de vista. Diante do tíquete-médio mais alto e intenção de investir em produtos de maior valor agregado, vemos que querem aproveitar a data, mas sem comprometer o orçamento com longos parcelamentos e adequando o valor das parcelas aos ganhos mensais.

Copa do Mundo é um dos fatores importantes para compras na Black Friday?

A pesquisa realizada no ecossistema Mercado Livre e Mercado Pago, revela que com o fato inédito da data coincidir com o mundial de futebol, num país em que o futebol é paixão nacional, diversos itens entram no radar dos consumidores. Dos entrevistados, 34% estão interessados em cerveja e picanha, por exemplo. E, para acompanhar o churrasco, os usuários querem aproveitar a data para investir em Smart TVs para assistir aos jogos – 43% querem comprar televisões de mais de 50 polegadas – e 64% devem investir mais de R$ 1.500 comprando novos celulares. Falando especificamente nos consumidores de Minas, os produtos mais buscados pelos mineiros voltados ao Campeonato são TV/celulares (47%), camisas da Seleção (22%) e cervejas (17%).

Crédito será principal forma de pagamento

Clientes mineiros devem majoritariamente usar o cartão de crédito para as compras na Black Friday, conforme o Mercado Pago. O estudo apontou que 67% dos consumidores pretendem comprar itens com o método. Parcelamento deve ser utilizado por 82%. Os itens mais visados são TV ou Celular (47%); Camisa da Seleção (22%) e Cervejas (17%). Quando questionados sobre o modelo de smartphone desejado, a maioria busca itens de R$ 1.500 a R $2.500. Sobre televisores, os mineiros buscam modelos de 40 e 50 polegadas.

Fonte: O Tempo

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *