Enem 2022: Saiba como é calculada e quando será divulgada a nota do exame
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, será divulgada apenas em janeiro de 2023. Apesar da expectativa, a data em que a avaliação do desempenho de cada participante será revelada ainda será definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o gabarito oficial deve ser publicado até 23 de novembro, três dias após o segundo dia de aplicação dos testes do exame.
Para a professora de matéria do Chromos Colégio e Pré, Vitória Willani de Almeida, os candidatos não devem se preocupar com a data de divulgação das notas, já que isso não irá comprometer o acesso dos participantes nas instituições de ensino superior. “O calendário das universidades já está adaptado para essa divulgação. Esse tempo é necessário já que a redação é corrigida a mão. Ou seja, não tem como a nota ser divulgada antes do prazo”, justifica. Segundo Almeida, o resultado do exame até poderia ser divulgado antes, isso se o exame fosse todo com questões fechadas. “O processo de correção da redação, por exemplo, envolve mais de um professor”, aponta.
O desempenho no Enem é calculado pelo método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse modelo atribui pesos diferentes às questões, além de considerar o comportamento do aluno e a média de acertos nacional. “Esse é o modelo mais avançado que temos em relação à Justiça. Ele também é adotado por exames internacionais” explica a professora.
Segundo Vitória de Almeida, essa fórmula de cálculo impede também que candidatos preparados para o exame possam ser prejudicados por uma prova muito difícil. “Ela evita, por exemplo, que a nota do aluno seja interferida pelo nível da prova, já que o cálculo considera o desempenho do participante”, pontua.
Com base nesses quesitos, se o aluno acertar uma questão difícil e errar várias fáceis, o sistema considera que ele chutou aquela resposta. Por isso, ele tende a ter a pontuação reduzida com aquela resposta. No entanto, caso ele acerte mais questões do que a média nacional, a nota do participante tende a aumentar.
“O processo de cálculo das notas é estatístico. Então, todas as questões são previamente testadas e a partir disso temos o nível de dificuldade das questões. Elas são ranqueadas de acordo com a habilidade que elas pertencem. O cálculo da nota leva em consideração o nível de coerência do gabarito dos alunos. Dois alunos com a mesma quantidade de acertos, por exemplo, não tiram a mesma nota”, aponta a professora.
Fonte: O Tempo