Você sabe a diferença entre safra, safrinha e entressafra? Entenda os termos
Certamente, você já ouviu por aí os termos safra, safrinha e entressafra. Mas sabe a diferença entre eles? O significado de cada um quer dizer. O engenheiro agrônomo e coordenador técnico estadual de Culturas da Emater-MG, Sérgio Brás Regina, conversou com a Itatiaia e disse que é normal a confusão, mas simples de esclarecer:
Safra
A safra pode se referir tanto à época de plantio da lavoura, quanto à produtividade em si. Assim, pode-se dizer que, em determinadas regiões do país, a safra do milho vai de outubro a dezembro. Ou que “espera-se que a safra do próximo ano, seja de 15 mil toneladas”, por exemplo.
O período de safra costuma ser definido pelas características climáticas da região. Mas não só por isso. De acordo com Brás, as plantas não seguem o calendário humano, mas sim calendários biológicos, regidos por temperatura, luz e água, além de fatores genéticos.
Uma safra equivale a um período de cultivo de uma determinada cultura. No Brasil, adota-se o termo ‘safra’ para a primeira safra ou ‘safra de verão’, que vai de setembro a meados de dezembro, também conhecida como ‘safra das águas”.
O engenheiro agrônomo explica ainda que, nem sempre, a safra de verão é a maior das safras. “Às vezes, a safrinha, ou segunda safra, ultrapassa o volume da primeira. Segundo ele, isso acontece mais comumente com o milho.
O período de safra pode variar de acordo com a condição de cada localidade. Brás lembra que Minas Gerais é um estado muito grande com uma diversidade significativa de clima e solo. Então, geralmente, a safra do Norte de Minas não coincide com a safra do sul.
De acordo com o engenheiro, as safras, em nosso estado, em geral, respeitam sistemas de cultivo. O agricultor tecnificado gosta de aproveitar bem sua área. Então não costuma cultivar numa mesma área um cultivo só. “Ele entra com uma safra de verão, que pode ser de soja, por exemplo, e quando colhe, imediatamente, planta o milho, fazendo o cultivo de segunda safra e, em alguns casos, entra com o trigo fazendo a safra de inverno. Isso é muito positivo porque diversifica a renda do produtor e otimiza a utilização dos insumos e das máquinas”.
Três safras
Alguns produtos podem ter até três safras, durante o chamado ‘ano agrícola’, como é o caso do feijão que tem a safra de verão, a safra da seca e a safra de inverno que, normalmente, pede o reforço da irrigação.
Safrinha
O termo ‘safrinha’, surgiu, inicialmente, para definir a segunda safra de milho, que era menor do que a primeira. Hoje, devido às tecnologias disponíveis, isso não acontece mais. “A safrinha de milho no estado de Minas Gerais, tem mais áreas plantadas do que a safra de verão”, disse. Outra cultura que também pode ter safrinha é a do sorgo.
Entressafra
Já a Entressafra é o período cuja cultura não está presente no campo. Normalmente, nos períodos de entre-safra, os preços aumentam, impactando nos índices da inflação, medida com base nos produtos da cesta básica (arroz, feijão, café) No caso do café, por exemplo, nesse momento não estamos tendo colheita de café. Ela só vai se iniciar em maio. Então, estamos na entre-safra do café. O milho, também, está na entre-safra.
A entressafra também pode ser entendida como o período entre uma safra e outra, quando o produtor trata das demandas de manutenção e do planejamento para a lavoura seguinte. Desse modo, quando há uma safrinha, a entressafra é menor, uma vez que terá início apenas quando findar a colheita da safrinha.
Alto Preço dos Ovos X Entressafra
Isso explica também, atualmente, os altos preços dos ovos, nesse momento. O produto está caro porque as matérias-primas básicas, para a elaboração das rações das aves, são o milho e a soja e ambas estão na entre-safra.
Ano Agrícola
O ‘ano agrícola’ é o período de produção de cada cultura. Ele não coincide com o calendário convencional, podendo, inclusive, passar de um ano para o outro. Por exemplo: o plantio do feijão pode começar em outubro de um ano e só terminar no final de maio ou meados de junho do ano próximo.
Fonte: Itatiaia