Conheça o perfil da nova Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Com o menor índice de renovação de parlamentares dos últimos 20 anos, a 20 ª legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) terá 25 deputados estreantes, de um total de 77. A solenidade de posse acontece nesta nesta quarta-feira (1º/2), a partir das 14 horas, no Plentário da ALMG.
Apesar de serem maioria do eleitorado mineiro, as mulheres vão ocupar apenas 15 vagas no parlamento. Mesmo representando menos de 20% dos parlamentares eleitos, essa é a maior bancada feminina da história da Assembleia Legislativa.
Entre os reeleitos, Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Gil Pereira (PSD) têm as carreiras políticas mais longas na Assembleia Legislativa, com oito mandatos consecutivos.
São 52 anos de diferença entre a parlamentar mais jovem, Chiara Biondini (PP), que ainda não completou 21 anos, e o deputado mais velho, o decano da legislatura, Dr. Maurício (Novo), que tem 73 anos.
A bancada de parlamentares com menos de 30 anos conta com cinco deputados, entre novatos e veteranos: Maria Clara Marra (DC), Lohanna França (PV), Bruno Engler (PL), Zé Laviola (novo) e Doorgal Andrada (Patri).
A composição da Assembleia Legislativa terá parlamentares de diversas profissões com 15 advogados, 11 empresários, 10 professores, 8 comunicadores sociais, 8 produtores rurais, 7 administradores e 5 médicos entre as profissões mais citadas pelos eleitos. Representantes da segurança pública também compõem a nova bancada, com dois policiais militares, dois delegados da Polícia Civil e um do Exército.
Fonte: O Tempo