• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Quatro países suspendem importação de carne do Brasil após caso de ‘vaca louca’

Redação3 de março de 20234min0
vaca_boi-359
China, Tailândia, Irã e Jordânia estão com as importações de carne bovina de todo Brasil temporariamente suspensas e a Rússia apresentou embargo à carne do Pará

China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne bovina de todo Brasil, e a Rússia apresentou embargo à carne exportada do Pará. A informação é do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e foi divulgada em em nota nesta quinta-feira (2).

Os países adotaram as medidas após a confirmação de um caso de vaca louca em uma pequena propriedade rural em Marabá, no Pará, no dia 22 de fevereiro. O caso ocorreu em uma fazenda com 160 cabeças de gado, que foi isolada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). .

“China, Tailândia, Irã e Jordânia estão com as importações de carne bovina de todo Brasil temporariamente suspensas e a Rússia apresentou embargo à carne bovina exportada do Pará. No estado, há apenas uma planta frigorífica habilitada no Serviço de Inspeção Federal (SIF) para exportar para a Rússia”, diz a nota do Mapa.

Por precaução, o Brasil já tinha suspendido a exportação de carne bovina para  a China, seguindo o protocolo de um acordo bilateral firmado entre os países em 2015.

Mal de vaca louca no Brasil é atípico, confirma laboratório

Também nesta quinta, o Mapa informou que o corpo técnico do ministério, após análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), confirmou que o caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) detectado em Marabá é atípico tipo H.

As amostras do animal contaminado, um macho de 9 anos de idade, foram enviadas para o laboratório de referência da OMSA em Alberta, no Canadá.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, em seguida, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.

Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país.

“Ressalto que a rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso”, disse Fávaro.

“Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de 9 anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível”, diz nota do Mapa.

Fonte: O Tempo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *