Conheça dez vantagens do uso da energia solar em propriedades rurais
A demanda por energia, no Brasil, é cada vez maior. Para se ter uma ideia, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado aumentou 92%. A boa notícia é que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerada pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos: quase 62 mil megawatts médios por mês.
E você? Já considerou a possibilidade de utilizar algum tipo de energia alternativa em sua propriedade?
A energia solar, além de constituir uma fonte inesgotável e disponível, é uma energia limpa, cuja geração não polui e não traz danos ambientais. Todas as atividades da fazenda podem ser beneficiadas com o sistema.
Conheça dez vantagens da energia solar no campo:
Redução de gastos com energia e manutenção
A economia pode ser de até 95% na conta de luz.
Existem linhas de financiamento para até 100% das necessidades, como a do Programa Agro Energia, do Banco do Brasil, voltado para o produtor rural.
Disponibilidade de energia em áreas com maior dificuldade
Muitas áreas rurais não contam com energia elétrica ou a qualidade da distribuição da energia disponível deixa a desejar
Muitas propriedades agrícolas apresentam um elevado consumo de energia elétrica em razão das inúmeras atividades desenvolvidas. Além dos custos elevados, existe sempre a preocupação com as falhas frequentes no fornecimento.
Fonte de energia limpa e sustentável
Produções de energia eólica (a partir dos ventos) e de energia fotovoltaica (a partir do sol) mostram o caminho para a sustentabilidade nas demandas por energia elétrica.
Valorização da propriedade e melhor aproveitamento do espaço
Imóveis que contam com esse tipo de instalação se tornam mais valorizados, podendo valer 30% mais.
Investir na energia solar no campo é uma forma de gerar luz e aquecimento de maneira autônoma. Isso diminui os riscos de ter que passar um período sem energia.
Isso porque no sistema off-Grid, as baterias acopladas ao sistema fotovoltaico armazenam o suficiente para que o local tenha independência energética por um período. Esse benefício é especialmente útil em regiões onde o sistema elétrico costuma sofrer quedas e em locais distantes de redes de distribuição.
Melhoria na agricultura de precisão
A agricultura de precisão necessita de energia elétrica para utilizar recursos tecnológicos na avaliação de características do clima e solo, por exemplo.
Seu gasto com energia elétrica em processos como o de irrigação será menor, melhorando a margem de lucro nos produtos.
Como é feita a implementação?
Para a implementação do sistema em sua propriedade, é preciso se certificar de contar com uma empresa especializada e experiente. Algumas instituições que financiam a iniciativa contam com uma carteira de fornecedores confiáveis e vão indicá-los para o seu caso.
Essencialmente, a instalação do sistema é modular. Esses módulos podem ser multiplicados de acordo com a necessidade da propriedade. O chamado kit de energia solar é constituído por:
painéis solares (módulos fotovoltaicos);
inversor solar (grid-tie); controlador de carga; banco de baterias; cabeamento especial para corrente contínua; conectores especiais e estrutura de fixação.
Fonte: Itatiaia