Veja como criar uma conta gov.br
Muitos serviços públicos estão disponíveis em formato digital na plataforma gov.br. É possível encontrar lá, por exemplo, a carteira de trabalho digital, o seguro desemprego e as opções digitais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Para utilizá-los, é necessário ter uma conta no portal: o registro vai ser necessário para solicitar saldos existentes em contas bancárias e outras instituições e disponíveis no Valores a Receber. Cadastrar-se é fácil. Aqui, você vai encontrar o passo a passo a ser seguido para ter sua conta no sistema. Acompanhe!
Visite o site ou o app do serviço (disponível para Android e iOS).
No aplicativo, clique em “Entrar com gov.br“. No site, a opção é “Criar conta gov.br“.
Insira seu CPF e selecione “Continuar”.
Leia os termos do serviço, aceite-os e clique em “Continuar”.
Para confirmar a identidade do usuário, uma opção é usar a conta bancária — se não quiser usar essa informação, escolha “Tentar de outra forma”.
O sistema vai apresentar perguntas pessoais — como nome dos pais, data de nascimento ou última empresa em que trabalhou — com múltiplas opções de resposta. Marque as corretas e clique em “Continuar”.
Em seguida, verifique se os dados pessoais apresentados estão corretos e selecione “Continuar”.
Escolha entre e-mail ou celular o método de contato a ser usado para validar o cadastro. Insira a informação e escolha “Continuar”.
Informe o código de confirmação recebido e clique em “Continuar”.
Crie uma senha de pelo menos oito dígitos com números, letras maiúscula e minúscula, e caracteres especiais. Vá a “Continuar”.
Pronto! Agora, sua conta gov.br está criada.
Selecione “Concluir” para fechar janela de cadastro e ir ao menu principal do portal.
Para impedir fraudes, o sistema pode confirmar a identidade do usuário de diferentes formas e definir o nível de segurança da conta. São três opções: bronze, prata e ouro. Quanto mais informações de verificação são adicionadas, mais alto o nível.
Durante o registro no site, por exemplo, quem não faz a verificação da conta bancária, por exemplo, fica com uma conta bronze. Para passar para o nível prata, é preciso:
- incluir o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br com base na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- confirmar dados pela conta bancária;
- validar o acesso ao Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) — para servidores públicos federais.
Aqueles que quiserem atingir o nível ouro devem:
- adicionar reconhecimento facial no app para conferência com a Justiça Eleitoral;
- fazer a validação com certificado digital.
Os serviços disponíveis para contas com níveis prata e ouro são os mesmos. A diferença é o grau de segurança: enquanto o prata tem grau “Alto” de segurança, o ouro atinge o nível máximo de proteção.
Fonte: Itatiaia