Minas tem mais de 1,6 mil vagas de emprego para construção civil
Após os impactos da pandemia de Covid 19 na cadeia produtiva, o mercado da construção civil, composto por três setores: infraestrutura, infraestrutura de base e construção civil e incorporação imobiliária, voltou a viver um cenário positivo e segue em expansão na economia. Para se ter uma ideia, só nesta segunda-feira (13) há mais de 1,6 mil vagas de emprego disponíveis para esse segmento nas unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Minas Gerais.
Como mostra o Painel de Vagas do Sine, há 999 oportunidades de trabalho para servente de obras; 514 para pedreiro; 95 para trabalhador da manutenção de edificações; 24 para carpinteiro de obras; 19 para operador de máquinas de construção civil e agrícolas, dentre outras. Ao todo, incluindo outros setores, há cerca de 10 mil vagas disponíveis no Estado nesta segunda, sendo 356 exclusivamente para pessoas com algum tipo de deficiência.
Para conferir todas as oportunidades, basta acessar o link do Painel de Vagas. A consulta pode ser feita por ocupação, região ou características da vagas. Detalhes como salários e os requisitos exigidos podem ser acessados na página do Sine do município específico da oportunidade.
Expansão
A construção civil e a incorporação imobiliária devem somar investimentos da ordem de R$ 2,7 trilhões até 2030, segundo o estudo Produtividade e Oportunidades para a Cadeia da Construção Civil elaborado pela Deloitte e divulgado pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Os setores foram responsáveis pela geração de 10% dos empregos formais, em 2022, como mostraram os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, do último ano.
Para Amanda Carvalho, diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), há indícios de melhora no mercado de trabalho da construção civil. “O setor foi um dos mais afetados em 2020 em razão da pandemia. Entretanto, nos últimos meses, tem conseguido se recuperar, abrindo postos de trabalho. Os números do Sine comprovam esse cenário”, destaca.
Fonte: O Tempo
Um comentário
Mateus Alfredo vilanculo
14 de março de 2023 at 1:31
Bim dia aqui gostei dessa plantaforma e estrou a precura do oportnidade do emprego dou carpinteito da conferagem desede de 2013.