• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Câmara de Muzambinho lança o Parlamento Jovem 2023 – Polo Sudoeste

Redação15 de março de 20234min1
A Cerimônia de Lançamento foi nesta terça-feira, 14/03, na Câmara de Muzambinho - Tema: Jovem e Mercado de Trabalho.

No lançamento sessão aberta pelo Presidente Vereador Roosevelt, participaram Vereadores, Professores e Coordenadores, além é claro da participação de alunos das Escolas: Salatiel de Almeida, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho e Colégio Objetivo, por volta de Cem alunos participaram desta primeira reunião, segundo Vereador Gilmar Labanca, um dos Coordenadores, deve permanecer no projeto entre vinte a trinta alunos, os quais participarão das reuniões tanto local, aqui em Muzambinho, e a próxima já está marcada para a próxima terça-feira, 21/03/23, quanto em viagens para reuniões em cidades da região, e representante que irá para Belo Horizonte participar da reunião estadual na Assembléia Legislativa.

O PJ Minas é um projeto de educação política e cidadã desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a PUC Minas e Câmaras municipais.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2023 terá a participação de 130 câmaras municipais de todo o Estado de Minas Gerais.  Os municípios são divididos em 18 polos. A Câmara de Muzambinho faz parte do polo sudoeste de Minas juntamente com mais 19 Câmaras aqui da nossa região.

Os Estudantes passarão por oficinas de Formação Política para conhecerem melhor a Política enquanto Ciência e uma via estrutural para a transformação da sociedade, para compreenderem os poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, aprofundaremos o Poder Legislativo, representante Legítimo do Povo, e passaremos por oficinas e debates relacionados a nossa temática:  jovens e mercado de trabalho.

E então, os estudantes irão elaborar suas propostas, discuti-las, debatê-las e votá-las nas Plenárias: Municipal, microrregional, regional e por fim na Plenária Estadual do Parlamento Jovem em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa, e serão apresentadas aos parlamentares, OS DEPUTADOS ESTADUAIS, apresentando o  levantamento de demandas dos jovens.

Os estudantes são acompanhados pelos coordenadores municipais da Câmara, mas são eles os verdadeiros protagonistas desse projeto.

POR QUE DEBATER SOBRE JOVEM E MERCADO DE TRABALHO?

O tema escolhido pelos jovens. na plenária estadual de 2022

Pensar e refletir sobre essa temática, é de suma necessidade considerando os dados atuais sobre os jovens que estão fora do mercado de trabalho: hoje, cerca de 3,7 milhões de jovens estão desempregados, uma taxa geral de 11%, considerando a faixa etária de 18 a 24 anos, a taxa chega a 23%. Esses dados aumentaram na última década em nosso país. E estes jovens são responsáveis pela colaboração da renda familiar. Temos portanto, um triste e preocupante cenário a ser analisado e discutido pelos estudantes de todo o estado de Minas Gerais.

Os subtemas trabalhados serão:

  • Desenvolvimento Econômico e Mercado de Trabalho
  • Escolaridade e Qualificação Profissional
  • E Jovens em situação de vulnerabilidade e inclusão no trabalho.

Dessa forma, os próximos meses serão de muita reflexão e juntos iremos trilhar o caminho do PJ2023.

Fonte: Coordenadoria do PJ Muzambinho.

Redação


  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

1 comments

  • Cruz

    16 de março de 2023 at 9:23

    Vereadores, esses atuais e anteriores, não tem nenhuma preocupação com a cidade, os habitantes e a qualidade de vida. Ou sequer sabem qual é o papel do vereador. Não fazem seu trabalho adequadamente, ganham um salário injustificável, recursos públicos que fazem falta em áreas importantes, como saúde e educação. Algo vergonhoso.
    A cidade cresce de forma incorreta, bairros em locais onde fatalmente ocorrerão problemas diversos no futuro, nenhum controle do crescimento, plano a longo prazo, nada. Não sabem se haverão problemas climáticos (enchentes, alagamentos, desmoronamentos), não tem plano para recursos como água e esgoto a longo prazo. Ruas estreitas, sem plano de áreas verdes e arborização, algo que proporciona facilidades e qualidade de vida. Cidade se tornando feia, cheia de problemas.
    O despreparo, descaso e até mau caratismo são gritantes. Mas a população precisaria aprender que vereador não está lá para fazer pequenos favores, o papel deles é legislar, fiscalizar e, no município deveriam criar um rígido plano diretor.
    Todos devem ser responsabilizados no futuro, pelos problemas que a cidade enfrenta e vai enfrentar tendo em vista as falhas e omissões.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *