Projeto de charrete elétrica solar ganha destaque em Muzambinho
Esse tipo de iniciativa é importante não só para a redução das emissões de gases de efeito estufa, mas também para promover a sustentabilidade e a utilização de fontes de energia limpa. Na última semana, nossa reportagem foi conhecer o projeto idealizado pelo profissional Aluani Qbar Ribeiro, proprietário da empresa Eletrônica Qbar desde outubro de 2015. O início do seu empreendimento teórico começou em 2019 com a construção do projeto que teve a ajuda do amigo e companheiro Paulinho Tuka (Tuka Motos) e seu funcionário Antônio (Tonho). A ideia da charrete elétrica acabou finalizada em agosto de 2022. Segundo Aluani, a charrete é autossustentável tendo carregadores solares e alternador modificado. Possui dois bancos com cinto de segurança, capacete e gaiola de proteção e roda a 60Km por hora. Ela tem 3 marchas digitais, som e 2 bancos de baterias. É um veículo silencioso e que pode ser usado por novos consumidores em cidades turísticas, litorâneas e até mesmo capitais.
Assim, uma charrete elétrica solar pode ser uma alternativa eficiente e econômica aos veículos de transporte movidos a combustíveis fósseis. Além disso, a tecnologia de painéis solares pode fornecer energia limpa e renovável para o veículo. Espera-se que iniciativas como essa inspirem outras comunidades e governos a adotarem práticas sustentáveis e a apoiarem projetos inovadores que visam proteger o meio ambiente. A charrete elétrica solar com sua tecnologia é muito mais eficiente e pratica em comparação com as charretes movidas a tração animal.
Parabéns ao empreendedor Aluani e equipe pelo veículo que já está em fase de testes e também em processo de patenteamento e futuramente pode ser um dos veículos mais baratos do mundo.
Fonte: A Folha Regional