Conheça três mulheres mineiras para se inspirar
Legenda: Sandra, Janaíne e Bianca (da esq. p/ dir.)
Em uma mesma moeda existem dois lados. Segundo dados divulgados pelo IBGE – (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há no Brasil 9,2 milhões de pessoas desempregadas. Certamente, buscar novos caminhos para muitos desses pode parecer difícil.
Eis aqui o outro lado. Minas Gerais ocupou a segunda posição com maior saldo de empregos, ficando atrás apenas de São Paulo, que gerou 65.356 vagas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O estado mineiro registrou 26.983 postos de trabalho em fevereiro de 2023.
Para ressaltar esse lado positivo e servir de inspiração, a Felinju, uma das principais feiras da moda íntima do país, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril de 2023, em Juruaia (MG), trará como tema “Mulheres Que Transformam”, destacando histórias reais que fazem parte do polo industrial mineiro.
Uma das mulheres destaque da campanha é Janaíne de Fátima da Silva Carvalho, de 39 anos. Nascida em Juruaia, atua como costureira. Há 20 anos, começou como auxiliar de costura. “Fui aprendendo a profissão olhando os que as demais estavam fazendo e como faziam. Não fiz curso de corte e costura. Aprendi na garra mesmo. Fazem oito anos que trabalho dentro da produção da Intima Passion, e, hoje, sei fazer de tudo em todas as máquinas. Tem que ir atrás da oportunidade e aproveitar a chance que os empregadores nos dão, fazendo com carinho e dedicação o trabalho”, conta Janaíne.
Já a estilista e modelista Sandra Regina da Silva Vieira, de 43 anos, atua no polo da moda íntima mineiro desde sua fundação, quando haviam apenas duas confecções em Juruaia. Atualmente, a cidade contabiliza mais de 200 empresas. Viu o centro comercial surgir, crescer, se estabelecer e sua vida, desde então, caminha junto com o polo.
Começou como costureira, passando a gerente de produção até chegar a estilista e modelista. Quando o filho nasceu, começou suas atividades em casa. Atualmente, trabalha para várias empresas na cidade e possui o ateliê Sandra Vieira Modelagem.
“Minha família inteira está envolvida com o polo. A gente não pode desistir nunca. Acredito que para cada pessoa tem um trabalho especial. Invista. Trabalhe com carinho, pontualidade e compromisso. Sobre o polo, só tenho a agradecer. Trabalho para várias empresas que me acolheram. Desenvolvo peças exclusivas, atendendo confecções locais, de São Paulo e do Paraná”, disse Sandra.
Para a gerente administrativa da MG Aviamentos, Bianca Vidigal, de 28 anos, nascida em Guaxupé (MG), as pessoas devem ter confiança própria. “Todas as mulheres são capazes de alcançar seus sonhos, basta ter coragem e determinação. Acreditar no seu potencial. Fiquei desempregada e tive a iniciativa de vir para Juruaia e deu certo. Eu já havia trabalhado na cidade como vendedora, passei depois para auxiliar administrativo e fui promovida a gerência“, conta Bianca.
Juruaia faz a diferença para os profissionais que ali atuam, mas também para os milhares de turistas de negócios que buscam em suas criações design moderno, inovação, alta qualidade e preços atrativos.
Com um grande potencial para turismo de compras, a cidade possui diversas lojas que oferecem produtos fabricados no local. São lojas de moda praia, fitness, íntima e de pijama com inúmeras opções de cores e tamanhos. E mesmo para os que não podem visitar a cidade é possível conferir os modelos e comprar virtualmente.
Localizado no sudoeste de Minas Gerais, o município, que possui cerca de 10 mil habitantes, respira negócios. Durante todo o ano, milhares passam por este centro comercial, atraídos, inclusive, pelos eventos realizados, como é o caso da FELINJU – uma das principais feiras do calendário do polo e reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Juruaia.
Serviço:
26º FELINJU
Data: 20 a 22 de abril de 2023
Onde: Cidade de Juruaia
Site: www.felinjujuruaia.com.br
Ascom ACIJU