Ações contra ataques a escolas prenderam ou apreenderam 225 pessoas em 10 dias
O ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, afirmou na manhã desta terça-feira (18), em reunião com chefes de Poderes e governadores de Estado no Palácio do Planalto, que, em apenas dez dias, 225 adultos, adolescentes e crianças foram presas ou apreendidas em razão de ameaças de ataques a escolas em todo o país. Dino apresentou diversos dados e enfatizou que a média é de quase 20 detenções por dia, “o que mostra que estamos diante de uma epidemia”.
De acordo com o ministro, desde o início da estratégia conjunta entre ministério e Estados, 7.473 denúncias foram feitas pelo canal disponibilizado pelo Ministério da Justiça. A partir delas, houve 694 intimações de adolescentes, suspeitos em geral, para prestar depoimentos em delegacias. “Nós temos 155 buscas e apreensões realizadas. Nós temos 1.595 boletins de ocorrência feitos em dez dias. Nós temos 1.224 casos em investigação em todo território nacional”, enfatizou.
Flávio Dino citou episódio na última semana em Rondônia para enfatizar que não se trata de episódios circunscritos a uma outra região brasileira, mas “de algo nacional”.
O ministro afirmou que a articulação desses ataques muitas vezes se dá via redes sociais. “Nós temos 756 remoções ou suspensão de perfis em plataformas de redes digitais. Portanto, 756 perfis dedicados a difundir o ódio. Nós temos mais 100 pedidos de preservação de conteúdo para aparatar investigação em curso na polícias civis e federais. E mais 377 solicitações de cadastros para investigações”, afirmou.
“Quando nós olhamos uma situação em que há 225 prisões ou apreensões, isso permite de modo muito eloquente, cabal, dimensionarmos que não são casos isolados. Na verdade, é uma rede criminosa estruturada sabe Deus com quais parâmetros e quais inspirações, corrigindo, sabe o diabo com quais parâmetros e inspirações, recrutar nossa juventude para o mal”, afirmou.
Em meio a dados alarmantes, Flávio Dino afirmou que “que não é tranquilizadora, mas é positiva” é o fato de que as medidas ate o momento têm mostrado eficácia. “Quero, presidente Rosa Weber, testemunhar a firmeza do Poder Judiciário, que tem acolhido praticamente todos os nossos pedidos em todo o território nacional”, disse.
Além disso, o ministro afirmou que, nos dois últimos dias, houve uma queda no número de denúncias. “Nós começamos esse trabalho com uma média de 400 denúncias por dia, que foi o dia seguinte a Blumenau (onde quatro crianças foram mortas por um invasor em uma creche). Depois essa média passou a 1.,700 denúncias por dia e depois reduziu e nos últimos dois dias o número caiu para 170”, completou.
Fonte: O Tempo